Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Saneamento” e “linchamento”. Figuras do norte lamentam exoneração de Emídio Gomes

02 jun, 2016 - 22:22

Hermínio Loureiro, Pinto Moreira e Rui Santos, respectivamente presidente da Área Metropolitana do Porto, da Câmara de Espinho e da Câmara de Vila Real estão solidários com Emídio Gomes.

A+ / A-

A exoneração de Emídio Gomes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) é um “linchamento político” motivado pelo descontentamento de alguns autarcas quanto a fundos comunitários, defendeu esta quinta-feira o presidente da Câmara de Espinho, Pinto Moreira.

O autarca do PSD criticou assim a medida tomada esta tarde pelo Governo de António Costa.

Mas do PS também vieram críticas à decisão e elogios a Emídio Gomes. O presidente da Câmara de Vila Real elogiou a actuação “vertical e transparente” de Emídio Gomes à frente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte.

“Para mim pessoalmente foi um gosto e uma honra trabalhar com o professor Emídio Gomes nos últimos anos. A sua verticalidade, transparência, equidade e dedicação ao Norte e a cada uma das suas sub-regiões será um exemplo para o futuro”, afirmou Rui Santos Lusa.

O agora ex-responsável pelo CCDR mereceu ainda palavras de apoio do presidente da Área Metropolitana do Porto. “Estou muito surpreendido com esta notícia, porque pensava que o tempo dos saneamentos políticos já tinha terminado há muito”, declarou o social-democrata Hermínio Loureiro à Lusa.

“Não me parece que este seja um desfecho feliz para as entidades envolvidas”, acrescentou.

Segundo esse responsável, que é também presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, o “saneamento” fica demonstrado no próprio comunicado do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, quando esse justifica que Emídio Gomes “é exonerado por incumprimento reiterado das orientações da tutela sobre matérias inerentes ao exercício das suas funções”.

Hermínio Loureiro reconhece ao responsável da CCDRN um desempenho em que, “dentro das suas competências, procurou defender um Norte coeso e unido – sendo certo que nem sempre foi ouvido e compreendido”.

Quanto à nomeação do sucessor de Emídio Gomes, o presidente da Junta Metropolitana do Porto e da autarquia de Oliveira de Azeméis anuncia: “Vou estar muito atento à escolha do futuro presidente da Comissão”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PCorreia
    15 jun, 2016 Porto 12:32
    Existe algo que se chama hierarquia e em cada um dos lugares dessa hierarquia há deveres e direitos. Todos têm o direito de não concordar com uma decisão superior mas todos têm o dever de cumpri-la. As únicas opções a ter de cumpri-la será de a reportar às autoridades caso a mesma seja revestida de ilegalidades ou pôr o lugar à disposição recusando-se a cumpri-la por ir contra os seus princípios. A personagem em questão não cumpriu uma ordem legitima e, segundo se sabe, legal pelo que não tendo posto o lugar à disposição foi despedido. Nada de anormal, teve o que mereceu.
  • Acho uma piada
    03 jun, 2016 port 14:30
    O governo da "geringonça" permite que altos dirigentes, ligados ao PSD, continuem em funções, (coisa inadmissivel com o governo anterior da caranguejola), eles não cumprem as orientações que lhe são dadas e vêm uns correligionarios do mesmo partido acusar de linchamento, uma exoneração que penaliza o dito incumprimento! É preciso terem uma latosa, do tamanho do universo! Esta gente não tem um minimo de vergonha na cara! E ainda há quem os leve a serio!...
  • Estas figuras
    03 jun, 2016 lis 11:26
    que não são mais do que figurões chamam "linchamento" a uma exoneração de um executor, ainda por cima da area do PSD, em lugar de responsabilidade que não cumpriu as orientações vindas do governo a quem deve prestar contas! Este PSD está num estado lastimoso e ainda se queixa dessa lástima! Gostaria de ver o que eles fariam se alguém num governo deles, numa situação identica, tivesse agido da mesma forma! Cairia o Carmo e a Trindade e os media não se calariam!...É o completo descredito deste actual PSD!
  • marcelo
    03 jun, 2016 lisboa 09:21
    Existe uma regra simples que se chama hierarquia! O subalterno obedece ao superior! Se não obedece já sabe o que o espera....rua. É assim no privado e no público.
  • FRANCISCO OLIVEIRA P
    03 jun, 2016 VILAR DE ANDORINHO VNG 07:38
    Que se esperava com a COLI GAÇÃO
  • Ernesto castro
    03 jun, 2016 esmoriz 06:56
    Alvaro quintana, imigrar? Mais facil é ter um tacho de esquerda e se for por nomeação directa melhor.
  • Joaqum
    03 jun, 2016 Pereira 00:32
    Cresap - 0 PS-10
  • José
    03 jun, 2016 Lisboa 00:25
    Um miúdo incompetente do tempo da corrupção que abalou o país de 2005 a 2011, voltou com outro incompetente tal como as obras públicas que todos sabem que são a forma de corrupção generalizada, primeiro foi a CM de Lisboa, que continua num desvario de asneiras e corrupção que só não vê quem não quer.
  • alvaro quintana
    03 jun, 2016 Aveiro 00:02
    Rosa Mateus, emigrar é sempre uma hipótese!
  • Rosa Mateus
    02 jun, 2016 Albergaria 23:25
    Cisas daquele rapazinho ministro que bebeu no banho do PS de sócrates e agora bebe no veneno de costa e seus acólitos da esquerda. Viver num País assim é dificil.É desmoralizador ver tanta politica rasteira para embalar os menos atentos e levar os "intelectuais do tacho" a bater palmas a coisas que sabem que vão no caminho errado.Mas que importa isso se eles arranjarem um tacho ao fim de dois anos tem garantido a sua sobrevivência e dos seus.Vejam quem desvia ou rouba, ou melhor faz todas as aldrabices contabilistas e não só,vai responder e apanha cinco anos de prisão.Antes viveu como um lorde e quando saír continua na mesma senda.Agora o Povo não ganha para viver no dia a dia e depois de velho morre à fome,porque o dinheiro que era para a protecção social foi roubado por esses intelectuais falantes que são ignorantes em 1º grau , mas cúmplices em também em 1º grau na suas posições politicas que são verdadeiros cantos de lobos famintos à espera da presa (que é o povo ignorante) que lhes dá o voto como se essa gente o merecesse e depois de eleitos olhassem pelo seu futuro.Ainda tinha esperanças que o orgão de soberania PR começasse já a travar isso,mas pelo que vejo,vamos ter mais um representante dos antigos companheiros da alegria.Eu estou farto!

Destaques V+