Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PSD acusa Governo de recuar décadas na educação

18 mai, 2016 - 01:05

Em causa estão os cortes nos apoios estatais aos colégios com contratos de associação.

A+ / A-

O dirigente social-democrata Jorge Moreira da Silva acusa o Governo de recuar até antes da revisão constitucional de 1982 na área da educação, citando antigos ministros socialistas mais próximos do PSD do que do actual executivo.

Durante a reunião do Conselho Nacional "laranja", num hotel de Lisboa, o vice-presidente do PSD manifestou o desejo de que o primeiro-ministro, António Costa, e o seu ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, corrijam a sua posição relativamente aos contratos de associação com instituições privadas ou cooperativas.

"Em apenas seis meses, assistimos a várias operações de destruição do edifício que foi construído durante muitos anos, seja na área da avaliação, da qualificação, seja no respeito pelos projectos educativos", lamentou o ex-ministro do Ambiente de executivos PSD/CDS-PP, considerando que o actual elenco socialista "regressou a um período anterior à primeira revisão constitucional".

Segundo Moreira da Silva, "não deixa de ser paradoxal, mesmo retrógrada, uma abordagem que torna Marçal Grilo ou Maria de Lurdes Rodrigues muito mais próximos do PSD do que deste Governo".

"Há muito tempo que desapareceu a ideia de que a educação pública, o serviço público, se confunde com serviço estatal. Vivemos numa rede de serviço público onde participam vários projectos educativos, sejam de propriedade estatal, de iniciativa privada ou cooperativa. Era um assunto arrumado há muitos anos, desde 1982", afirmou, no decurso da primeira reunião do órgão máximo entre congressos do PSD desde a 36.ª reunião magna, em Espinho, onde Passos Coelho foi novamente entronizado presidente, há mês e meio.

O Governo anunciou não ir abrir turmas de início de ciclo em 39 colégios privados com contratos de associação, o que representa uma redução de 57%, no financiamento a novas turmas.

Os números foram avançados esta terça-feira pela secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, no final de uma reunião com a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Passos Coelho
    18 mai, 2016 lis 16:59
    Falso cumpridor das leis! Até a Constituição não queria cumprir, durante os 4 anos de (des)governo e tudo fez, com o beneplacito do então PR, para que muitas leis fossem inconstitucionais! Qual é a credibilidade deste farsola para vir fazer afirmações destas?
  • José
    18 mai, 2016 Braga 16:11
    Haja paciência... Esta gente está a tentar enganar quem!!! Andam tão perdidos, que com isto só perdem eleitorado...Por ventura, devem pensar que o povo é estúpido… Existe uma campanha para diminuir a escola publica, que aliás começou com o governo de Passos Coelho. Tantos atropelos à lei de bases do sistema educativo e aos professores foram feitas, e aí poucos foram aqueles que se insurgiram... Ainda, existem muitas carências, nas escolas públicas, então esses alunos também não merecem um ensino de qualidade, pergunto eu!!! Ou qualidade é só para alguns... Então e a “lei” da igualdade de oportunidades para todos… O problema reside nestes restantes 79, que não aceitam a mesma sorte dos outros, que ao longo dos anos viram os seus contratos extintos. O Srº Primeiro Ministro António Costa, divulgou a comunicação social, que do universo de todas as escolas privadas ,só apenas 3% têm contrato de associação com o estado. Pelos visto o financiamento é só para alguns… O financiamento só se justifica, quando o estado não tem capacidade de resposta… Excelente iniciativa, esta de acabar com os contratos de associação,pois existem, duplicação de custos, nada mau, em tempos de crise. Quem quer ensino privado que acarrete com os custos… Haja paciência com esta gente…. É incrível, esta gente só fica iluminada quando está na oposição… Enquanto estiveram no poder só fizeram disparates... Estes colégios, têm sido beneficiados estes anos todos, em relação aos outros... Haja paciência...
  • antonio
    18 mai, 2016 lisboa 10:25
    Desta forma estes sujeitos, amigos da onça, irão ficar fora do poder muito tempo! Onde se viu por o zé-tuga a pagar escolas privadas! Só mesmo Passos e Companhia, incluindo os jornalistas da RR que em vez de esclarecer tentam confundir-nos. Se é privado tem que se fazer à vida, acontece a todas as empresas privadas.

Destaques V+