Tempo
|
A+ / A-

Patriarca critica aprovação das barrigas de aluguer. “É um contra-senso civilizacional”

13 mai, 2016 - 21:27

À margem da inauguração das novas instalações do Grupo Renascença Multimédia, em Lisboa, D. Manuel Clemente lembrou que a adopção é sempre um recurso para os casais que não podem ter filhos.

A+ / A-
Patriarca critica aprovação das barrigas de aluguer
Patriarca critica aprovação das barrigas de aluguer

A aprovação no parlamento da gestação de substituição, vulgarmente chamada de barriga de aluguer, é um “contra-senso civilizacional”, afirma o cardeal patriarca de Lisboa.

À margem da inauguração das novas instalações do Grupo Renascença Multimédia, em Lisboa, D. Manuel Clemente lembrou que a adopção é sempre um recurso para os casais que não podem ter filhos.

“Se as pessoas não podem ter filhos, há outra maneira de exercerem esse gosto que têm. Há muita criança por adoptar, há muita causa que precisa também de ser adoptada. Estar a contrariar aquilo que é o desenvolvimento natural do ser humano e a separar as duas fases e afastar esse ser que cresce no ventre de uma mãe para outra pertença abusivamente é muito errado, é um contra-senso civilizacional.”

Nestas declarações aos jornalistas, o cardeal patriarca de Lisboa acredita que, no futuro, será possível introduzir alterações à lei.

“A Humanidade é que tem que ganhar”, sublinhou D. Manuel à margem da inauguração das novas instalações da Renascença em Lisboa.

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira os projectos de lei que regulam o acesso à gestação de substituição (barrigas de aluguer) e o alargamento do acesso à Procriação Medicamente Assistida (PMA).

O projecto de lei do BE sobre barrigas de aluguer foi aprovado com os votos favoráveis de PS, BE, PEV e PAN e 24 deputados do PSD, incluindo Pedro Passos Coelho, como a Renascença avançou na quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mariana da Câmara
    22 mai, 2016 Lisboa 05:50
    Lamento profundamente a aprovação "barrigas de aluguer" que é seguramente um mal em si mesmo que afectará a sociedade como um todo. O facto de Passos Coelho ter votado a favor foi um erro político que pagará caro. Eu como quantos não se revêem nesta actual coligação que governa o país, era em Passos Coelho que depositávamos a nossa esperança, esperança que para mim com para tantos outros, ruiu a 13 de Maio de 2016. Entendo que a diferenciação política deste século se verifica no posicionamento dos políticos face às leis fracturantes e já não tanto nas questões económicas conforme acontecia no século passado. Penso que este erro crasso de Passos Coelho beneficiará tanto António Costa nas próximas eleições autárquicas que me atreveria a ver "barrigas de aluguer" como uma esparrela de António Costa onde Passos Coelho caiu que nem um patinho...
  • Vera
    18 mai, 2016 Palmela 18:57
    D. Manuel Clemente tem toda a razão! há crianças por adoptar, que sejam adoptadas por quem não pode ter filhos, ou por quem tenha posses e queira tornar crianças felizes, dando-lhes uma família! Agora crianças fabricadas em laboratórios e alugarem uma mulher (chocadeira), para as fazer nascer! isso é de uma anormalidade imperdoável! Só não vê quem não quer: Se isto for autorizado, vai daí... vão duas criaturas do mesmo sexo e dentro de uma proveta conseguem depositar aquilo que lhes vai dar um filho, mas falta o auxilio de uma terceira pessoa (de sexo oposto), nasce uma criaturinha, que é filho de três pessoas ao mesmo tempo! pode vir a ser, um 'Hércules'! ou um 'Centauro'! ou outro ser qualquer esquisito! A 'mitologia grega', pode tornar-se realidade!!! Com as 'leis de Deus' não se brinca!!!
  • Carlos Gonçalves
    17 mai, 2016 Almada 18:50
    Meu comentário foi eliminado porquê ? A RR é assim tão CATÓLICA que censure meu comentário ? Estamos no ano 2016, século xxi caso saibam, ou é a Igreja que seleciona comentários ?
  • Mv
    14 mai, 2016 Miguel.f.vieira@gmail.com 09:33
    As pessoas não são permutaveis por outras pessoas, nem partes de uma ppr partes de outra. Assim como tambem a Paternidade não resulta apenas da genética, mas antes da responsabilidade.
  • Antero Ferreira
    14 mai, 2016 Porto 09:24
    A Igreja assim não vai lá, continua retrógrada e parada no tempo, é por isso que está a perder fieis para outras igrejas e seitas...para quando o casamento dos padres??? ou não convém ??? depois ouve-se dizer " lá vai o filho do padre " para mim mais valia casarem.
  • Carlos Gonçalves
    14 mai, 2016 Seixal 09:18
    "A canalha jacobina escolhe bem o dia."....escreve aqui um tal João... Esse senhor deve ser um triste. Escreveu muito e nada disse, deve ser um beato cuja "cabecita não dá para mais", a dele sim é que não dá para mais. Já estou farto desta gente que se arvora em defensores da vida mas que só querem comandar os destinos dos outros como se fossem os donos do mundo. E farto também desta hierarquia da igreja portuguesa, atrasados mais de 1000 anos em relação à humanidade!!!
  • bobo
    14 mai, 2016 lisboa e outra 08:42
    São todos inteligentes, os outros são os estúpidos. Cada vez que ouço as magoas os argumentos dos socialistas fico impressionado como os fracos precisam de humilhar os outros para se sentirem fortes
  • bobo
    14 mai, 2016 lisboa e outra 08:36
    Bem dizido, para casai não para .................
  • Ze
    14 mai, 2016 Alcoentre 08:33
    Com tanto animais nos canis para serem adotados, não percebo porque motivo se adota uma criança? É mais facil adotar um tigre do que uma criança em Portugal.
  • Paulo Neto
    14 mai, 2016 Carvide 07:57
    Não vou criticar o que foi dito por outros, simplesmente digo que subscrevo o que o , D. Manuel Clemente afirma assim como o que a "Mara" afirmou. Julgo que alguém que quer ter um filho de forma não convencional, e não opta por uma adoção, simplesmente é um reflexo da sua mentalidade, e não faço mais comentário. Simplesmente acrescento que adotar uma criança é um gesto de imensa doação. Recordo um casal amigo que não podendo ter filhos, adotou uma menina que estava institucionalizada. Ela cresceu e já lhe deu netos. Um outro filho que adotou foi uma criança que, vendo eles, na altura que ninguém o iria adotar, decidiram adotar a referida criança, porque era deficiente. Deram-lhe uma educação adequada as suas limitações e hoje ó um homem (talvez criança no seu interior, porque a deficiência que tinha não desapareceu) mas é feliz e eu tenho o prazer de ser seu amigo. Isto para mim reflete a mentalidade de um ser humano. Se eu conseguia optar por uma adoção destas. Não, julgo que não, porque não tenho a grandeza de algumas pessoas. Deus as abençoe.

Destaques V+