Tempo
|
A+ / A-

"Nada impediria" visita de Marcelo a Moçambique

02 mai, 2016 - 17:10 • Paula Caeiro Varela

Presidente da República parte esta segunda-feira para visita de quatro dias ao país onde o seu pai foi governador-geral.

A+ / A-

Vindo directamente de Roma, sem passar pela casa de partida, o Presidente da República embarca rumo a Moçambique, que vive um clima de forte tensão política e está a braços com uma grave crise financeira. Nada, contudo, que tenha demovido Marcelo Rebelo de Sousa desta visita marcada desde o início do mandato.

A visita começa esta terça-feira e termina na sexta. “É uma visita que está marcada há mais de um mês e meio e que vai ser realizada. Nada na situação económica financeira ou política moçambicana impediria a minha visita”, afirmou o Presidente da República aos jornalistas, em antecipação desta visita.

A situação em Moçambique é mais uma razão para não faltar, segundo Marcelo Rebelo de Sousa. “Moçambique precisa muito do apoio de países e instituições internacionais. Esse apoio está permanentemente a ser repensado e reponderado e, portanto, a situação económica e financeira não é fácil. Mais uma razão para os amigos de Moçambique estarem lá”, afirma o Presidente, que é um amigo de longa data daquele país, onde já disse que poderia viver se não vivesse em Portugal.

O pai do Presidente, Baltazar Rebelo de Sousa, foi governador-geral de Moçambique e Marcelo vai ser recebido pelo homólogo moçambicano no Palácio da Ponta Vermelha, onde a sua família morou.

Na comitiva desta visita presidencial, não há ministros nem deputados, apenas os secretários de estado da Defesa e da Cooperação. Com Marcelo estarão também representantes da Caixa Geral de Depósitos e do BCP, da Sumol, da Portucel e da Galp.

São quatro dias de agenda intensa, que, na parte política, incluem contactos previstos com os partidos com assento parlamentar. A visita inclui um almoço com 150 empresários moçambicanos e portugueses, entre os quais Jorge Coelho e António Mota, da Mota-Engil, uma das empresas que o Presidente vai visitar.

Marcelo vai reunir-se ainda com personalidades das áreas da cultura, religião e política, num almoço oferecido na embaixada portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+