Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa nas Lajes sem ataques ao PSD

29 abr, 2016 - 09:40 • Susana Madureira Martins

Primeiro-ministro está nos Açores e a visita à base aérea das Lajes é um dos pontos chave da deslocação.

A+ / A-

O primeiro-ministro inicia esta sexta-feira uma visita oficial de três dias aos Açores. Além das habituais visitas institucionais, António Costa vai discutir com as autoridades açorianas o plano de revitalização da base das Lajes.

A visita às Lajes é um dos pontos altos da deslocação ao arquipélago, com o primeiro-ministro a não querer ataques ao PSD. Costa deverá insistir na ideia de que os esforços que estão a ser feitos pelo actual Governo, para atenuar o impacto da diminuição do contingente norte-americano na ilha, são uma continuação do que foi feito pelo anterior executivo.

Em São Bento, admite-se mesmo que, sobre a base aérea, é bom que haja consenso entre socialistas e sociais-democratas.

O primeiro-ministro quer ainda apostar tudo num plano de revitalização da ilha Terceira, a que pertence a base. António Costa quer continuar a trabalhar com os Estados Unidos para encontrar outras potencialidades para a utilização daquela estrutura e a intenção é incentivar a fixação de empresas portuguesas na ilha que apostem em parcerias com os norte-americanos, aproveitando as instalações entretanto abandonadas para criar pólos científicos ligados ao mar.

Coloca-se também a possibilidade de eventuais protocolos com universidades dos Estados Unidos.

Mas o plano de revitalização não deverá restringir-se às Lajes. O primeiro-ministro quer que a base aérea sirva de alavanca para criação de emprego e crescimento da economia, não só daquela zona como de toda Terceira.

Visita sem discriminações

Em ano de eleições regionais nos Açores, António Costa desloca-se a quatro ilhas: Terceira, Graciosa, Faial e São Miguel. Consigo leva sete ministros (ministros dos Negócios Estrangeiros, Saúde, Ciência e Tecnologia, Mar, Planeamento, Defesa e o ministro-adjunto) e uma secretária de Estado.

São Bento explica que o facto de a comitiva ser grande e diversificada traduz a importância política que o primeiro-ministro quer dar a esta visita oficial. António Costa quer transmitir aos açorianos e madeirenses que não podem ser discriminados por causa da insularidade e garante que quer voltar às regiões autónomas com maior regularidade do que os seus antecessores.

O programa para estes três dias é apertado. Além da base das Lajes, o primeiro-ministro tem encontro marcado com elementos da CGTP e da UGT no dia 1 de Maio, irá ao arraial e à procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, e terá os habituais encontros institucionais com o governo regional e com a assembleia legislativa dos Açores.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    01 mai, 2016 vila verde 09:03
    a lata deste aldrabão arruina a classe politica
  • pois é
    30 abr, 2016 lis 14:32
    Enquanto uns trabalham para o crescimento do país, outros só fazem intrigalhada para chegarem ao poder.
  • É a diferença
    30 abr, 2016 lx 14:30
    Entre um primeiro-ministro com nivel politico e um farsola que tem a lata de afirmar não querer consensos com este governo! Esse figurão está a ver-se ao espelho e todos os dias e em completo estado de negação! É precisamente o inverso, com este PSD er que não nos podemos fiar! CUIDADO COM ELES!...
  • rosinda
    29 abr, 2016 palmela 12:43
    O costa e um anjinho! Jose cid gravou uma cancao nova que fala que os anjinhos negros mais depressa vao para o ceu!

Destaques V+