Tempo
|
A+ / A-

Congresso do PSD. Rui Rio diz-se "triste" com críticas e fala em "alguma cobardia"

04 abr, 2016 - 07:53

Ex-secretário-geral do PSD esteve ausente do congresso realizado no fim-de-semana em Espinho.

A+ / A-

Rui Rio manifestou-se triste com as críticas de algumas figuras do partido sobre a sua ausência no congresso do passado fim-de-semana, lamentando que esta situação se tenha tornado "um tema central".

Num artigo de opinião intitulado "Assim, não", publicado no “Jornal de Notícias”, o ex-secretário-geral do PSD lamentou as críticas que lhe foram dirigidas, em especial por Pedro Santana Lopes e pelo secretário-geral do partido Matos Rosa.

"Fiquei triste ao ouvir uma pessoa pelo qual tenho consideração pessoal, como Pedro Santana Lopes, insinuar que eu não fui ao Congresso para ofuscar o líder, quando ele sabe que eu nunca disse tal disparate e que essa postura, pura e simplesmente, não joga com a minha maneira de ser. Como também me penalizou ouvir o secretário-geral Matos Rosa, pessoa que não conhecendo muito bem tenho em boa conta ética e moral, dizer com injusta ironia que eu revelo grande humildade", sublinhou.

Rui Rio entende que todos os que criticaram a sua ausência no Congresso realizado no fim-de-semana em Espinho "acabaram por lhe dar razão" quando optou por não estar presente.

"Aqueles que da minha ausência fizeram um tema central do Congresso acabam, na prática, por dar razão à minha razão ao ter optado em não estar presente. Se, para eles, fui tão relevante ao não estar como não teria sido se eu lá estivesse. Não teria havido palavra minha que não tivesse tido mil e uma interpretações e mil e uma especulações, ou seja, justamente, o que eu não queria. Assim, não!"

O responsável salientou que "ao contrário do que procuraram fazer crer" e "apesar de não concordar com alguns aspectos da gestão partidária que tem sido feita nos últimos anos", não tem feito críticas públicas.

Invenções feias

"Hoje, sim, digo claramente que não me revejo neste tipo de actuação que aqui refiro e que, infelizmente, alguns responsáveis do meu partido tiveram neste congresso", escreveu Rui Rio.

No passado dia 30 de Março, o ex-vice-presidente do PSD Rui Rio disse numa entrevista à rádio TSF que não ia ao congresso do partido porque se arriscaria "a ser um elemento central do congresso".

No artigo de opinião que assina no Jornal de Notícias, Rui Rio salientou que na entrevista à TSF não teceu quaisquer críticas ao líder do partido, "porque não seria eticamente correto fazê-lo, uma vez que não tinha procurado ser eleito delegado ao Congresso para, assim ter direito a estar presente e fazê-las onde elas, em primeiro lugar, devem ser feitas".

"Foi, por isso, feio, muito feio, ver congressistas com efectivas responsabilidades políticas inventarem o que não existiu para, assim, me procurarem denegrir ou, dito de outra forma, procurarem exorcizar um fantasma que criaram no seu imaginário e os aterroriza; e do qual, pelos vistos, não se conseguem libertar", salientou.

Rui Rio considerou ainda que "não foi politicamente sério e, muito menos, sintoma de vitalidade partidária, ouvir algumas mentiras que, misturadas com pequenos fragmentos de verdade, tiveram como único objectivo entrar por um caminho politicamente muito pouco nobre e, até, de alguma cobardia".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O melhor que ele fez
    04 abr, 2016 lx 17:00
    Não ter aparecido para não fazer as figuras tristes como Santana Lopes! Num congresso destes, em que todos os "necessitados" passavam a mão pelo pêlo do Passos, para abicharem qualquer coisinha quem lá fosse ficaria conotado com os oportunistas Passistas! Enquanto este PSD se mantiver neste lamaçal, só serve para estragar sapatos! Nunca imaginei ver neste partido, uma direita radical radicalizada, travestida de social democracia! Só os incautos e os inconscientes, sem escrupulos, se poderão rever nesta gente!
  • Isto só serve
    04 abr, 2016 lis 16:40
    Para ele ver com quem está metido!...com gente deste à frente do PSD quem vai ganhar com isto é o CDS e a Cristas! Como é possivel um tal de Santana Lopes ter ido elogiar Passos Coelho e compará-lo a Sá Carneiro? Isto é do além...Quanto açorda terá de comer Passos Coelho, para chegar aos calcanhares de Sá Carneiro? Santana deve estar doente do psiquico! Só pode!
  • rosinda
    04 abr, 2016 palmela 13:36
    Marcelo rebelo de sousa as vezes tinha birras mas no final acabava por aparecer no congresso!
  • rosinda
    04 abr, 2016 palmela 13:33
    Sera que o dr rui rio gosta do psd como nuno melo gosta do cds ? Nao sabemos!
  • rosinda
    04 abr, 2016 palmela 13:27
    Nuno melo foi nao amarrou o burro a estaca como fez rui rio! Deu apoio a assuncao cristas achei muito bonito ele apoiar assuncao e ainda dizer que o cds e um partido que ele tanto gosta !
  • rosinda
    04 abr, 2016 palmela 13:16
    Alguem disse na televisao que o rui rio era mal empregado para ser presidente da republica! Nuno melo nao concordou eu tambem nao! Quando os portugueses gostam dos politicos esses politicos devem estar presentes nos congressos dos partidos que pertencem !!
  • rosinda
    04 abr, 2016 palmela 13:00
    Cobardia e ficar em casa ! Quando os portugueses esperam por nos!
  • João Lopes
    04 abr, 2016 Viseu 12:50
    O Dr. Rui Rio, não deve dar-se tanta importância, porque na realidade não a tem, nem nunca a teve... Mas esteja atento porque ainda pode vir a ser convidado para o governo da geringonça...
  • Pedro Cabral
    04 abr, 2016 portugal 10:40
    Rio, sai da presidência da câmara do Porto com um enorme capital politico. O que faz com todo este capital politico?! Hesita e volta a hesitar na candidatura à presidência da Republica, com partes cagas como a corte que fez a Costa, estendendo assim uma enorme passadeira vermelha a Marcelo. E agora perante um importante congresso do partido em que o futuro do mesmo foi colocado encima da mesa volta a não ir a jogo. Oh Dr Rui Rio, isto é como nos casamentos; se na hora certa não tem nada para dizer então cale-se para sempre e deixe de chatear a "moina" às dezenas de milhares de militantes e simpatizantes deste grande Partido que é o PSD. Se acha-se muito importante então candidate-se a secretario geral da Nações unidas como Guterres!
  • Tavares
    04 abr, 2016 Famalicão 10:06
    Concordo com o Dr, Rui Rio ..Tem toda a razão.

Destaques V+