Tempo
|
A+ / A-

Rui Moreira pede a Marcelo um "Portugal menos centralista"

11 mar, 2016 - 11:50

É a primeira vez que um Presidente da República estende ao Porto as formalidades ligadas à sua tomada de posse.

A+ / A-

O presidente da Câmara do Porto pediu ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que "lute contra a desigualdade e a injustiça" e defenda uma mudança de mentalidades para "um Portugal menos centralista".

"Com a sua voz e a sua autoridade, peço-lhe que lute contra a desigualdade e injustiça. Erga também a sua voz em defesa de um Portugal menos centralista, um Portugal que deixe enfim respirar os que querem ousar, arriscar, fazer mais e melhor. Estamos a falar de muito mais do que um centralismo de interesses. Estamos a falar de mentalidades e da sua necessária mudança", afirmou Rui Moreira na recepção formal ao novo PR, que termina hoje no Porto três dias de tomada de posse.

O autarca independente alertou ainda que Portugal "está mais assimétrico e, desgraçadamente, mais desigual", porque o país "são todos os portugueses, mas são ainda muito diferentes as condições em que vivem e aquilo a que podem aceder".

O Presidente da República encerra, esta sexta-feira, no Porto as cerimónias da sua tomada de posse iniciada na quarta-feira, com visitas à Câmara, ao bairro do Cerco e a uma exposição sobre o vereador da Cultura que morreu em Novembro.

Depois de almoço, pelas 14h30, o novo PR percorre, a pé, um curto trajecto no interior do Palácio de Cristal, entre a Casa do Roseiral e a Biblioteca Almeida Garrett, onde fica a Galeria Municipal.

Neste espaço está, em fase final de montagem, a exposição que inaugura no sábado, dedicada a Paulo Cunha e Silva, o vereador da Cultura que morreu em Novembro devido a problemas cardíacos.

O novo Presidente é esperado pelas 15h30 no bairro municipal do Cerco, na zona oriental da cidade, deslocando-se a pé até ao largo dos Afectos, onde vai visitar um Centro de Dia e assistir a uma exibição do projecto OUPA, resultado de uma residência artística de quatro meses com jovens daquele complexo habitacional.

“Porque Portugal é mais do que Lisboa”. Foi desta forma que Marcelo Rebelo de Sousa explicou, há oito dias na Faculdade de Direito, a extensão ao Porto da tomada de posse como Presidente da República.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    12 mar, 2016 Lisboa 09:29
    Mais um episódio delirante desta telenovela «Marcelo Presidente», ao estilo de Dino Risi. Falta agora o tradicional anónimo pedir ao presidente: «Sr. Presidente, eu quero uma casa».
  • Alberto Martins
    11 mar, 2016 Lisboa 12:15
    Completamente de acordo já via sendo altura de Portugal não ser só Lisboa e Porto...

Destaques V+