Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2016

PCP critica "chantagem e pressão" da Comissão Europeia

03 fev, 2016 - 19:35

Comunistas reafirmam compromisso com governação, mas reservam sentido de voto sobre OE para "momento oportuno".

A+ / A-

Veja também:


O PCP reafirmou esta quarta-feira o compromisso para com a governação socialista, lamentou a atitude de "chantagem e pressão" da Comissão Europeia face ao esboço de Orçamento do Estado para 2016 e reservou o seu sentido de voto para "momento oportuno".

"A apreciação tem de ficar para um momento oportuno, mais à frente, quando for conhecida a proposta de orçamento e houver condições para a avaliar em todas as suas dimensões", afirmou o líder parlamentar comunista, após reunião com o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, na Assembleia da República.

João Oliveira fora questionado sobre qual a inclinação do PCP relativamente à votação futura do Orçamento do Estado (OE) para 2016 depois do encontro com aqueles responsáveis do executivo chefiado por António Costa, os quais receberam esta quarta-feira representantes de PAN, "Os Verdes", BE, PSD e CDS-PP, na sala reservada ao Governo.

"Reafirmámos aquilo que tem sido a nossa perspectiva sobre a apreciação do orçamento, que terá de decorrer de dois elementos centrais: por um lado, a concretização da posição conjunta [acordo parlamentar com o PS]; por outro, a necessidade de constituir uma base para a inversão da política de exploração, empobrecimento e declínio económico-social imposta ao país", afirmou o deputado comunista.

O chefe da bancada parlamentar do PCP criticou a "tentativa de evitar a todo o custo que os países, os povos, os Estados decidam em sentido inverso àquele que tem sido o caminho de afundamento e degradação das condições de vida generalizadas que a Comissão Europeia tem vindo a impor".

"Não deixámos também de registar o que consideramos um elemento profundamente negativo, mas, ao mesmo tempo, clarificador, que resulta deste processo de chantagem e pressão por parte da Comissão Europeia, que é, de facto, inaceitável", condenou.

Automóveis, combustíveis e banca na mira

Na véspera, o colégio da "Comissão Juncker" pediu ao Governo português "mais esforços" e "medidas adicionais" no seu projecto de orçamento, para permitir um parecer positivo de Bruxelas e, segundo parceiros destas audiências no Parlamento português, o executivo irá tentar obter receitas "extraordinárias" nos sectores da indústria e comércio automóvel e de combustíveis e na banca.

O primeiro esboço de OE para 2016 já tinha merecido troca de informação complementar entre o Governo e a Comissão Europeia com vista a um maior aproximar de metas orçamentais, por exemplo. A proposta de OE para 2016 deverá ser aprovada na quinta-feira em Conselho de Ministros e entregue formalmente na Assembleia da República na sexta-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    03 fev, 2016 Paris 21:16
    Portugal parece o mau aluno da escola. Não fica com atenção nas aulas, não faz o que o professor manda, não apresenta notas boas durante o ano, e no fim do ano quer passar. è um aluno que precisa de apanhar "tau tau " .

Destaques V+