Tempo
|
A+ / A-

Banif. BE impõe condições para dar luz verde ao Orçamento Rectificativo

22 dez, 2015 - 12:14

O partido requereu a abertura de uma comissão de inquérito parlamentar para averiguar o que se passou no Banif.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) impôs duas condições para deixar passar o Orçamento Rectificativo que o Governo quer apresentar na sequência da venda do Banif. Em conferência de imprensa, a porta-voz do partido, Catarina Martins, exigiu ainda o fim do "sacrifício dos contribunintes".

Uma das condições passa pela elaboração de uma nova lei para a intervenção no sistema financeiro. De acordo com o BE, a nova lei de resolução bancária deve retirar poderes ao Banco de Portugal, separando poderes de supervisão e de intervenção", anunciou Catarina Martins, em conferência de imprensa, na sede do partido.

"É necessário que haja condições, garantias claras, de uma alteração de estado de coisas", afirmou a porta-voz bloquista, que disse aos jornalistas já ter informado o PS da sua posição.

A segunda condição do partido diz respeito ao Novo Banco. "O Governo deve comprometer-se com a manuntenção do Novo Banco na esfera pública", defendeu Catarina Martins. A bloquista considera que assim se evitará repetir erros semelhantes no futuro.

O Bloco de Esquerda revelou ainda que já avançou com o pedido de criação de uma comissão parlamentar de inquérito sobre o que se passou no banco.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Henrique Jesus Lopes
    22 dez, 2015 Lisboa 12:45
    Quando Morrer, vou voltar encarnado numa pulga, e castigar com mordeduras os responsáveis do banif
  • Daniel
    22 dez, 2015 braga 12:45
    Goste-se ou não do partido, da cor e do lado para onde inclina, certo é que a Catarina tem razão... os políticos e os gestores bancários fazem as asneiras, e no fim, o patego do costume, é que paga... Se o Banco de Portugal é que detém a administração da banca, eles é que deveriam ser os mais afectados, pelas incompetências que ocorrem nos bancos portugueses...
  • Alberto Martins
    22 dez, 2015 Lisboa 12:39
    Estas miúdas do BE são uma lufada de ar fresco no meio destes politicos corruptos e trapaceiros que nos governam há anos... Que apareçam mais jovens de valor da esquerda à direita para dar uma varredela nestes socrates/passos/portas/cavaco/relvas...
  • José
    22 dez, 2015 Portimão 12:36
    É assim mesmo Senhora Catarina. Isto não pode continuar. Não há mais orçamentos retificativos. Tem que haver primeiro, apurar das responsabilidades. O Ex diz, uma coisa, a ex ministra das finanças diz outra. Justiça. Eles até já acham que o Governo PS que nem ha 2 meses no Governo, será o culpado. Esse Senhor Ex 1º. pensa que ainda anda na escolinha, a roubar o lugar de chefe de turma à colega. Começou muito cedinho, a querer subir às custas dos outros. Não ao retificativo, até apuramento geral do que aconteceu, e não só a esse Banco, como todos sabemos. Agora é a vez dos Bancos de parirem. O Povo já pagou demais, alias nem tem mais para pagar, e eu não vou prescindir do meu cafezito diário, só para poder contribuir, para mais este buracão.
  • Paulo
    22 dez, 2015 vfx 12:32
    Catarina faz tudo o que fôr possível para acabar de uma vez por todas com esta irresponsabilidade politica de continuar a deitar milhares de milhões de euros á rua,o que leva a não haver dinheiro para desenvolver o país,e o povo ser sempre quem paga as vigarices e desvarios da banca,o banco de Portugal e o seu governador devem ser responsabilizados,assim como o anterior governo psd/cds poor crimes de lesa pátria,já não bastava a austeridade,e agora quem se segue?o montepio,o bpi?

Destaques V+