Tempo
|
A+ / A-

Passos quer "ponto final": o país não pode ficar "refém de um jogo político-partidário"

14 out, 2015 - 13:52 • Carla Caixinha

"Não vamos virar o resultado das eleições do avesso", diz o líder do PSD. Passos não vai ter mais reuniões com o PS "para fazer de conta ou simular que se está a alcançar algum resultado".

A+ / A-

O líder do PSD "não vai aceitar que o país fique refém de um jogo político-partidário" e pede um "ponto final" nas negociações entre partidos: quem ganhou as eleições foi a coligação PSD/CDS e não o PS.

À margem de uma reunião da Concertação Social, esta quarta-feira, Pedro Passos Coelho rejeitou o que diz ser a "chantagem política" feita pelo PS, PCP e Bloco de Esquerda.

O primeiro-ministro recusa participar num jogo "que inverte ou perverte" o resultado das eleições de 4 de Outubro.

"Talvez seja altura de pôr um ponto final naquilo que o país tem vindo a assistir de forma atónita. Dá a impressão que o PS ganhou as eleições e está a fazer diligências para formar Governo", afirmou.

"Está na altura de dizer de forma audível que o Partido Socialista perdeu as eleições", diz Passos, que pede "humildade" ao PS. “As eleições tiveram um vencedor conhecido, a coligação Portugal à Frente."

"Já tive duas reuniões com o PS e não tenciono ter mais nenhuma para fazer de conta ou simular que se está a alcançar algum resultado, pois o PS não deu contributo nenhum", acusou o chefe de governo.

"Não vamos virar o resultado das eleições do avesso. Não vou governar com o programa do Partido Socialista."

Aludindo aos resultados da votação nos círculos da Europa e Fora da Europa, que serão conhecidos esta quarta-feira, Passos foi peremptório: "Fecha-se o processo eleitoral e, a menos que haja uma surpresa muito significativa, que não é expectável, a coligação deve ser chamada pelo Presidente da República para constituir governo."

Patrões e sindicatos estão reunidos para apresentação de informação prévia sobre o Conselho Europeu de 15 de Outubro, com a presença do primeiro-ministro.

Os líderes do PSD, PS e Bloco de Esquerda estarão na quinta-feira em Bruxelas, palco de uma cimeira de líderes da União Europeia, mas com as atenções centradas na situação política em Portugal.

Num contexto de impasse político em Portugal, na sequência das eleições legislativas de 4 de Outubro, Passos, António Costa e Catarina Martins reunir-se-ão com as respectivas famílias políticas europeias, antes do início dos trabalhos do Conselho Europeu, no qual Passos representará Portugal enquanto primeiro-ministro em exercício.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto.Sousam
    16 out, 2015 MONTIJO 18:00
    Só os cobardes desistem. E as mentiras do PAF continuam. Nunca falarão a verdade. Ganharam as eleições sem maioria absoluta, sofrendo a derrota VERGONHOSA do terem aldrabado os portugueses a torto e a direito. Os portugueses disseram na sua maioria, NÃO, Á MAIORIA DO PAF QUE FEZ PUF. Querem agora continuar no poleiro, e já oferecem tudo e mais alguma coisa, (o rabinho + 8 tostões). O Costa por sua vez não aceita e não assina cheques em branco, porque tal como nós já os conhece de gingeira, e sabe bem, que não se pode confiar neles (PAF). EM BOA HORA JERÓNIMO DE SOUSA resolveu meter a cartilha comunista na gaveta, passamos assim , de homem da cassete, que passou a moderado, e verdadeiro salvador de Portugal. Os portugueses só lhe podem estar agradecidos. Sem palavras para descrever como BE cresceu. Finalmente HURRA para a esquerda portuguesa.
  • Abel Pereira
    15 out, 2015 Setúbal 17:59
    Finalmente despertou ou obrigaram-no a despertar: há vários dias que eu me perguntava se, afinal, uma parte dos eleitores tinha votado no PSD/CDS para que estes partidos pusessem em prática uma parte, ainda assim significativa, do programa do partido socialista. Tão arrogantes outrora, tão condescendentes agora!
  • LC
    15 out, 2015 Lisboa 16:40
    Este sujeito desde as jotas que é deputado e ainda não consegue interpretar a Constituição? Ele ainda não entendeu como funciona um Parlamento na escolha de um Governo estável? Já que faz questão de falara tanto sobre a Europa, tem aí vários exemplos parecidos com o nosso, tais como Luxemburgo, Dinamarca, Bélgica, Letónia, entre outros mais. Coelho não entende que a lógica de um partido não tem, obrigatoriamente, de ser a lógica do outro partido? Esteve habituado durante 4 anos a ter a muleta PP e agora quer, também, a muleta PS para continuar a fazer o que bem quer e lhe apetece? Vem este sujeito vitimizar-se quando foi ele que cortou as "pontes" com os restantes partidos? Coelho sabia que o maior partido da oposição (o único com quem podia fazer algumas “pontes” para governar) era contra a concessão dos transportes mas, imagine-se, mesmo na última semana em que estava a decorrer a campanha eleitoral, num assomo de sobranceria, teimou em ceder a Carris e o Metro a uma empresa espanhola, entregou a EDP aos chineses, viu a enorme contestação a nível nacional sobre a venda da TAP ao americano, efectuou a vergonhosa venda dos CTT (empresa que dava lucro ao Estado), cedeu o melhor oceanário da Europa e o segundo melhor do mundo por um preço anual inferior (?) às receitas que o mesmo obtinha e vem agora fazer-se de vitima? Vendeu património empresarial do Estado muito para além do dobro do montante que a troika exigia, deixando assim o País e os portugueses mais pobres.
  • Ah pois é
    15 out, 2015 Lx 08:42
    Então vamos lá ver uma coisa... Quando se chega a uma casa (para governá-la), se começa a fazer as limpezas e arrumações, e se verifica que faltam bens essenciais para a colocar em funcionamento, mas que já não existe dinheiro em caixa, o que é que se faz? Pede-se um empréstimo! E foi isso que o PS fez quando chamou a troika de todas as vezes. Pergunta que se segue - Quem é que esteve na casa antes do PS?? Ah pois é !!! Não abram a pestana não, e fiem-se nos resultados que ainda ninguém viu (e sobre os quais existem suspeitas de manipulações)... e daqui a uns tempos logo verão.
  • rosinda
    15 out, 2015 palmela 03:19
    passos coelho disse que nao esta disposto ceder a chantagens do ps e entretanto carlos cesar foi dizer ao jornal expresso que nao esta disposto a ceder a chantagens por parte da coligaçaoi sto e surreal!!
  • rosinda
    15 out, 2015 palmela 03:06
    eu se estivesse no lugar de carlos cesar tambem atacava o passos o coelho!
  • rosinda
    15 out, 2015 palmela 03:03
    por acaso na wikipedia do homem ate diz que ele se reformou em 2013 com 2000euros com 56 anos!
  • rosinda
    15 out, 2015 palmela 02:57
    O senhor carlos manuel martins do vale cesar presidente do ps açores!disse a pouco na televisao que antonio costa nao deseja ser governo a todo custo por acaso nota-se !
  • rosinda
    14 out, 2015 palmela 23:05
    se costa nao cede passos tambem nao e obrigado a ceder !Realmente o que o costa esta a fazer e chantagem! Eu nao quero um chantagista para primeiro ministro!
  • Manuel
    14 out, 2015 Moura 22:23
    Então o iluminado do nosso Presidente não disse que já sabia o que ia fazer a seguir às eleições, nem foi às comemorações do 5 de Outubro para ficar a tratar do assunto e agora não resolve nada ? Que Presidente tão incompetente que nós temos.

Destaques V+