Tempo
|
A+ / A-

João Soares defende diálogo à esquerda. PS deve responder à proposta do Bloco

06 out, 2015 - 09:34 • Hugo Monteiro

João Soares defende, em entrevista à Renascença, que o diálogo com PCP e BE deverá ter início desde já, devendo ainda o PS dar resposta à mais recente proposta de Catarina Martins. Soares vê Costa fragilizado, mas duvida que um congresso seja uma boa solução, no imediato.

A+ / A-

João Soares defende que o PS deve dar resposta à proposta avançada pelo Bloco de Esquerda. Em entrevista à Renascença, o dirigente socialista sustenta que o diálogo com PCP e Bloco de Esquerda deverá ter início desde já e que o partido deve responder à mais recente proposta de Catarina Martins.

"Há propostas concretas, que estão em cima da mesa. Ainda ontem ouvi, pelo menos na rádio, uma proposta que foi feita pelo Bloco de Esquerda, pela actual porta-voz, que me parece que deve ser discutida e à qual o PS tem de responder, como é óbvio”, declara o antigo presidente da Câmara de Lisboa.

Soares declara-se “a favor de que haja um entendimento entre as várias forças de esquerda representadas no Parlamento”, sem deixar de reconhecer que esse entendimento "não será fácil, dado os antecedentes históricos recentes".

João Soares sublinha, contudo, que a aproximação "é possível, como aliás o provou o processo de unidade de esquerda que se fez para conquistar a Câmara Municipal de Lisboa no final dos anos 1980”.

Costa fragilizado

Sobre a situação interna do PS, João Soares defende que a liderança de António Costa sai fragilizada destas eleições, “uma vez que ele esteve à cabeça de um movimento que depôs o anterior secretário-geral, António José Seguro, a meio do seu mandato, depois de duas vitórias eleitorais, quer nas Autárquicas quer nas Europeias".

Soares reforça a sua tese lembrando que "essas duas vitórias eleitorais, na altura, foram consideradas como duas vitórias ‘poucochinhas’" e, agora, o PS teve “uma derrota que não foi ‘poucochinha’”.

O histórico socialista vai avisando que a realização de um congresso não será uma solução, no imediato, para o PS. João Soares guarda mais declarações para depois da reunião da comissão política desta terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alain Néri
    07 out, 2015 Sénateur Socialiste de France 12:15
    La seule solution Unir et rassembler toute les forces de gauche autour du PS pour répondre aux besoins et espérances des plus modestes Pour la justice sociale ! Contre l'austérité !
  • Observador
    06 out, 2015 Fnc 18:35
    Não se entende qual a surpresa para o eventual derrube desta coligação caso seja chamada a governar! Hoje tal derrube teria muito mais de lógico, de senso político, que o de 2011 onde a coligação PSD e CDS conseguiu contra natura os votos de dois dos mais representativos partidos e coligações da esquerda BE e CDU! Ou seja, faz muito mais sentido uma esquerda em peso tentar tal objectivo, pois tratar-se-ia de uma estratégia conjunta de partidos e coligações dessa esquerda para derrubar um governo de direita confinado à sua verdadeira esfera política, a direita! Estranho foi aquilo que sucedeu em 2011! Contudo, derrubar um governo apenas porque sim também não parece ser a melhor solução, a não ser que as políticas desse governo se eternizassem mantendo-se as mesmas em prejuízo evidente dos cidadãos, do bem comum. Um tal governo teria obviamente os dias contados!
  • Ao Carlos Alberto
    06 out, 2015 pt 18:25
    se fosse assim tão facil, o Syrisa não se tinha desmembrado e o Tsipras já nem "existia"... E mais não digo! Raciocina equilibradamente!
  • Ignorante
    06 out, 2015 Lisboa 17:24
    Até aqui o programa do PS era BLÀ BLA BLA BLA . claro - cravo vermelho ao peito faz jeito sobretudo a certos filhos da mãe
  • Ó Paulo
    06 out, 2015 port 17:17
    ser um partido de esquerda é andar há anos a bater com a cabeça nas paredes, donos da razão absoluta para na pratica não conduzir a nada e a dividirem a esquerda, enganando o seu eleitorado cujos votos seriam imprescindiveis para derrotar a direita, efectivamente?? Inovem!
  • Ó Sergio
    06 out, 2015 pt 17:11
    Mas isso de emigrar, foi o que mandaram fazer aqueles que tu apoias e promoves! E foram 350 mil que deixaram a "zona de conforto" e as suas familias! Não te calhou a ti, não é? Sabe-se lá porquê!...Mas pelos vistos foi a apoiar a cáfila, que lá te safaste!...
  • Porconta
    06 out, 2015 Porto 16:18
    Há muitos que não sabem fazer contas, para eles democrático é o PSD e o PP juntarem os votos para derrubar governos PS, já não é Democrático o PS aliar-se ao BE para terem maioria e governar, é a democracia de partido único que a direita tanto gosta e pretende, só espero que o A Costa não desiluda os Socialistas quanto ás promessas que fez, reprovar o orçamento da direita sem mais, a direita se tem maioria que governe com o que tem, e com a arrogância que mostrou durante quatro anos, não são gente séria, pois caso fossem governariam os últimos quatro anos com mais consensos á esquerda, por isso ou o PS se coliga com o BE ou vai para a oposição fazer oposição e começa logo com o programa que nunca foi apresentado pela coligação, e como a PaF disse tão mal do programa do PS na campanha quer dizer que o suposto futuro programa dessa gente é o oposto do PS por isso tem de ser rejeitado.
  • Carlos Alberto
    06 out, 2015 Coimbra 15:50
    PALAVRAS DE PASSOS COELHO EM 2011: “o PSD chumbou o PEC IV porque tem de dizer basta à austeridade: não pode incidir sempre na austeridade e no aumento de impostos”; “a pior coisa é ter um governo fraco. Um governo mais forte imporá menos sacrifícios aos contribuintes e aos cidadãos”; “se vier a ser necessário algum ajustamento, será canalizado para o consumo e não para o rendimento das pessoas”; “ninguém nos verá impor sacrifícios aos que têm menos”; “o aumento de impostos previsto no programa de ajustamento que assinámos é mais do que suficiente”: “a ideia que se foi gerando de que o PSD vai aumentar o IVA não tem fundamento”; “já ouvi o primeiro-ministro dizer que o PSD quer acabar com o 13º mês, mas nós nunca falámos nisso e é um disparate”.
  • O Ignorante
    06 out, 2015 Lisboa 15:45
    Não percebo o alarido da PAF ! Todos os partidos aumentaram os depurados menos o partido do Troco Passo/Paulinho, que diminuiu, queria que me explicassem porque saíram vituriosos. UMMMMMMMMMMMM aqui á lebre.
  • Zico
    06 out, 2015 Braga 15:42
    A "direitalha", como se pode inferir pelos comentários maioritariamente aqui colocados, continua a REINAR E A ENGANAR o MEXILHÃO. Razão tinha o grande escritor português GUERRA JUNQUEIRO, quando escrevia e reescrevia que os portugueses eram na sua maioria uma cambada de palermas, mansos, manipuláveis como carneiros, e que nem força nas orelhas tinham para sequer ABANAR AS ORELHAS a fim de sacudirem as moscas. De facto não se vê em nenhum país do Mundo inteiro, como muito bem afirmou Henrique Monteiro, ex-director do semanário Expresso, um partido (coligação de dois partidos neste caso) fazer no governo uma política de TERRÍVEL E DESUMANA AUSTERIDADE, e a seguir ganhar as eleições, embora com maioria apenas relativa. UMA TRISTEZA e uma VERGONHA para um "poveco" assim. Acho até que este governo, agora, e para "premiar" os seus votantes deveria acabar com o resto dos feriados, colocar o IRS em 50% e aumentar o horário de trabalho para 15 horas por dia, desde que eles, os governantes e afins, pudessem passar férias em qualquer altura do ano e em qualquer parte do Mundo. O que é triste, é haver um governo a "governar" contra a vontade da maioria da Assembleia da República, que é como quem diz, contra a MAIORIA DO POVO.De facto "isto" é apenas e só um QUASE-PAÍS. Aguentem, agora vai ser ainda PIOR.

Destaques V+