Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quem tramou o PS? Um histórico responde

04 out, 2015 - 21:37

​Vera Jardim diz à Renascença que a economia e a dificuldade em explicar o programa socialista contribuíram para a derrota do PS.

A+ / A-
Vera Jardim reconhece que portugueses não confiaram no PS
Vera Jardim reconhece que portugueses não confiaram no PS

Os últimos desenvolvimentos na economia e a dificuldade do PS em explicar o seu programa contribuíram para a derrota nas eleições legislativas. O diagnóstico foi avançado à Renascença pelo histórico socialista Vera Jardim.

O PS tem agora que “ver o que correu mal”, porque “pior cego é aquele que não quer ver”, refere o antigo ministro da Justiça.

“Assistimos a um conjunto de desenvolvimentos da economia portuguesa. Há sinais bons e positivos na economia e isso ajudou a coligação”, prosseguiu Vera Jardim, sublinhando que isso não significa que os portugueses estejam a viver melhor.

“O PS tem de se manter atento aos sinais da Europa e da sociedade portuguesa. A sociedade teve confiança que a coligação iria dar mais condições de progresso do que eventualmente o programa do PS.”

Para Vera Jardim, os eleitores “não acreditaram” que o “programa alternativo do PS” fosse o melhor caminho para o país e deram a vitória à coligação PSD/CDS, que “não tinha programa”.

“A dificuldade em explicar o programa do PS e a facilidade de a coligação explicar o seu não programa” acabaram por ser factores decisivos, argumenta o histórico socialista.

Em relação ao Orçamento do Estado para o próximo ano, Vera Jardim defende que, em primeiro lugar, o “PS deve ver o Orçamento” e, eventualmente, chegar a um compromisso com uma coligação que poderá não ter maioria absoluta.

“Os partidos são importantes, mas agora é hora de os partidos pensarem no país”, sublinha Vera Jardim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Victor Gonçalves
    07 out, 2015 Seixal 15:04
    Na verdade, não sendo eu socialista devo dizer que considero o Dr. Vera Jardim um político muito sério e conhecedor do que fala,como ele,outros o são também, Fquei muito agradado pela forma como abordou a situação e a posição dos partidos em relação ao País.
  • josue
    05 out, 2015 coimbra 09:12
    Cada vez que Socrates vinha a terreiro o PS perdia votos.

Destaques V+