11 jan, 2025 - 15:00 • Alexandre Abrantes Neves , com redação
Um grupo de manifestantes do partido Ergue-te, de extrema-direita, marcou este sábado à tarde presença na Alameda da Fonte Luminosa, em Lisboa, para onde está marcado o início de um protesto contra a operação policial da PSP no Martim Moniz, o racismo e a xenofobia.
Cerca de três dezenas de elementos de extrema-direita concentraram-se, no lado poente da Alameda, uma hora antes do início da manifestação agendada pelo movimento “Não nos encostem à parede”.
Numa das faixas estava inscrita a mensagem "Racismo é não haver emprego para os portugueses".
Os elementos do Ergue-te foram recebidos com o slogan "25 de Abril Sempre, Fascismo nunca mais" por uma comitiva do Bloco de Esquerda e foram arremessados alguns ovos.
A manifestação contra a operação policial da PSP no Martim Moniz, o racismo e a xenofobia começa na Alameda e vai descer até à praça do Martim Moniz.
Em declarações à Renascença, Flávio Almeida, um dos organizadores da manifestação “Não nos encostem à parede", disse que a violência policial é apenas um dos problemas que é preciso resolver na sociedade portuguesa, nomeadamente nos bairros periféricos onde moram muitos imigrantes.
"O que se faz é usar a polícia de proximidade como uma forma de chantagem, em vez de se discutir as questões políticas e sociais centrais", sublinha Flávio Almeida.