Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trabalhadores das Misericórdias estão em greve este sábado

30 nov, 2024 - 05:15 • Lusa

Além de aumentos salariais, os trabalhadores exigem que a União das Misericórdias reconheça o direito a contratos coletivos de trabalho e a valorização das carreiras.

A+ / A-

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) convocou para este sábado uma greve dos trabalhadores das Santas Casas de Misericórdia, reivindicando um aumento dos salários, anunciou a estrutura sindical.

O CESP marcou também para este sábado, quando se realiza uma Assembleia Geral da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) em Fátima, uma concentração de trabalhadores em greve no mesmo local, disse à agência Lusa Catarina Fachadas, dirigente do sindicato.

Segundo a sindicalista, os trabalhadores reivindicam o aumento pedido para 2024 "de 150 euros a partir do salário mínimo" para todos.

Em relação à greve, Catarina Fachadas referiu que a falta de funcionários obriga a que em muitos estabelecimentos se trabalhe ao nível dos serviços mínimos, o que dificulta a adesão à paralisação.

Além do aumento dos salários de todos, os trabalhadores reivindicam a celebração de um Contrato Coletivo de Trabalho entre o CESP e a UMP, com todos os direitos já conquistados, "tanto no Acordo de Empresa da UMP, como na Portaria de Extensão do CCT das IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social], nomeadamente o pagamento de diuturnidades".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+