Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Aviso laranja. Agravamento da previsão de mau tempo para Beja e Faro

14 nov, 2024 - 21:09 • Ricardo Vieira

Proteção Civil reforça o aviso para chuva por vezes forte e possibilidade de cheias. População deve tomar medidas preventivas.

A+ / A-

O aviso de mau tempo nos distritos de Beja e Faro foi elevado para laranja, o segundo mais grave, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja vai estar em vigor entre as 6h00 da manhã e as 18h00 de sexta-feira.

Com base nesta atualização do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) reforça o aviso à população para chuva por vezes forte, sobretudo no Baixo Alentejo e Algarve, e a possibilidade de cheias.

A Proteção Civil recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, a fixação de estruturas soltas, aos automobilistas a adoção de condução defensiva, entre outras medidas de prevenção.

Esta quinta-feira, a chuva intensa que se abateu sobre a região do Algarve provocou várias inundações em Albufeira e Silves.

São efeitos do fenómeno meteorológico DANA ou "gota fria", que esta semana provocou inundações em Málaga, em Espanha.

A parte mais ativa desta depressão é realmente a parte que está sobre a região de Málaga, a região de Gibraltar, a região de Huelva e sobre nós está a parte menos ativa, portanto aparentemente não vamos ter uma situação semelhante. A parte mais ativa desta depressão acaba sempre ficar sobre Espanha”, indica a meteorologista Patrícia Gomes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+