Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marinha Portuguesa

Sacadura Cabral promovido a contra-almirante, um século depois de ter morrido

08 nov, 2024 - 10:26 • Isabel Pacheco

O aviador desapareceu há 100 anos num acidente de aviação, no Mar do Norte.

A+ / A-

O comandante Sacadura Cabral é promovido esta sexta-feira a contra-almirante, a título póstumo.

A cerimónia da Marinha Portuguesa de promoção por distinção acontece, esta sexta-feira, com a presença do ministro da Defesa, Nuno Melo, durante a abertura solene do ano letivo 2024/2025 da escola Naval, no Alfeite.

Em comunicado, a Marinha justifica a decisão como uma promoção que “surgiria naturalmente” na carreira do aviador dadas “as qualidades demonstradas” pelo oficial da Marinha “cujo desempenho foi sempre muito destacado”.

Sacadura Cabral ficou conhecido por, juntamente com Gago Coutinho, ter feito a primeira travessia aérea do atlântico sul, em 1924.

O comandante foi ainda um dos primeiros instrutores da Escola Militar de Aviação, diretor dos serviços de Aeronáutica Naval e comandante de esquadrilha na Base Naval de Lisboa.

O aviador e oficial da Marinha, natural de Celorico da Beira, desapareceu após um acidente de aviação no Mar do Norte, há cem anos, a 15 de novembro de 1924, quando regressava a Lisboa após uma viagem aos Países Baixos.

Distinguido com o grau de comendador da Ordem Militar de Avis de Portugal, com o grau de Grã-Cruz da Ordem Militar daa Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito de Portugal e com o Grau de Grã-Cruz da Ordem de Camões de Portugal, Sacadura Cabral é esta sexta-feira promovido a contra-Almirante.

A cerimónia a decorrer, na tarde desta sexta-feira, na Escola Naval do Alfeite conta com as presenças do Chefe do Estado-Maior- General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luís Teixeira
    09 nov, 2024 Loures 01:43
    Homem que levou o nome de Portugal ao reconhecimento Mundial. Pena que o Povo Português não saiba valorizar a obra deste Grande Homem. Homenagem/Reconhecimento mais que merecida. Que a juventude aproveite a Resiliência deste Grande Piloto/Aviador Marinheiro Português. Grato pela Garra do Sr. Almirante Gouveia e Melo.
  • Manuel P dos Santos
    08 nov, 2024 Cascais 10:57
    A Homens Bons que honraram a Pátria devemos sempre elevá-los às posições que lhes são devidas , é de Justiça e moralmente correcto nunca esquecer o seu exemplo para bem de todos os Portugueses. Salvé!

Destaques V+