Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Educação

Privados acusam Governo de inação perante a falta de vagas no pré-escolar

05 nov, 2024 - 13:45 • Jaime Dantas

A presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP) reuniu em agosto com o Governo mas "desde essa altura que nunca mais aconteceu nada".

A+ / A-

A presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP), Susana Batista, revela esta terça-feira que "desde agosto que se sabe que não há vagas suficientes no pré-escolar e que os estabelecimentos privados têm vagas disponíveis", mas o "Governo ainda não apresentou a solução".

É a reação às palavras do ministro da Educação, Fernando Alexandre, que disse existirem 12 mil crianças do pré-escolar à espera de uma vaga na rede pública.

À Renascença, Susana Batista conta ainda que a "associação se reuniu em agosto com o secretário de Estado e tinha dito que os estabelecimentos privados estavam disponíveis para fazer um acordo" mas, "desde essa altura que nunca mais aconteceu nada".

"É preciso que o Governo decida avançar com a medida e com a proposta efetiva para as coisas se resolverem", defende.

A representante do setor privado defende que, para resolver às necessidades imediatas, poderia ser adotada a "contratação por criança, de acordo com as necessidades efetivas". Uma proposta que "seria mais célere" mas o "importante é que o Estado avance", sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+