Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Meteorologia

Risco de inundações urbanas. Proteção Civil pede medidas preventivas

04 nov, 2024 - 16:03 • Redação

Espera-se precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada, o que pode provocar inundações em zonas urbanas e cheias, potenciadas pelo transbordo dos rios.

A+ / A-
CTE JOSÉ MIRANDA recomendações sobre o mau tempo
Ouça aqui as recomendações do comandante José Miranda, da Proteção Civil, entrevistado por Vasco Bertrand Franco

A Proteção Civil avisa a população para a necessidade de tomar medidas preventivas, devido à previsão de chuva forte em todo o território nacional nesta segunda-feira.

As condições meteorológicas vão mudar a partir da tarde. Espera-se precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada, o que pode provocar inundações em zonas urbanas e cheias, potenciadas pelo transbordo dos rios.

Nos locais atingidos por incêndios pode haver deslizamentos e derrocadas de terras, com risco de contaminação de fontes de água potável.

Adotar condução defensiva

Entre as várias medidas preventivas, a Proteção Civil recomenda que se mantenham desobstruídos os sistemas de escoamento das águas pluviais.

Andaimes e outras estruturas suspensas devem estar bem fixados e, no que diz respeito às estradas, aconselha adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Além disso, a Proteção Civil avisa que não se deve atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas.

Dez dos 18 distritos em aviso amarelo

Já o IPMA, alerta que dez dos 18 distritos de Portugal continental, sobretudo no centro e sul do território, estão entre segunda e terça-feira sob aviso amarelo devido a "precipitação, por vezes forte".

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) por precipitação entrou em vigor às 14h00 nos distritos de Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre e Setúbal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nesses locais, a previsão meteorológica é de "períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente intensos e acompanhados de trovoada nas regiões Centro e Sul", e "vento por vezes forte nas terras altas".

O aviso prolongar-se-á até terça-feira para os distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

A estes juntam-se na terça-feira sob aviso amarelo outros quatro na região Norte: Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro. Estes avisos amarelos vigorarão até às 12h00 de terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • marco
    04 nov, 2024 mideus 20:37
    Todos os anos,pelo menos na altura do bom tempo, as juntas de freguesia com a ajuda das respectivas camaras municipais, deveriam proceder á limpeza dos rios, ribeiras etc, que passam perto das localidades,nada disto é feito, os leitos dessas ribeiras estão cheio de lixo e mato,depois.....se chover muito é natural que transbordem e alaguem povoações, estradas e casas.Quem fica com o prejuizo que se amanhe e desenrasque.....e pagamos impostos e taxas e tachinhas,imi etc......porque será que nunca há responsáveis?

Destaques V+