Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Suspensa greve de revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP após acordo

31 out, 2024 - 04:41 • Lusa

Os revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP - Comboios de Portugal tinham dado início na última quinta-feira a uma greve e que iria durar até dia três de novembro.

A+ / A-

A greve dos revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP - Comboios de Portugal, que decorria até 3 de novembro, foi suspensa depois de a empresa ter chegado a acordo com o sindicato, anunciou o Ministério das Infraestruturas e Habitação.

A CP - Comboios de Portugal chegou a acordo com o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) após "um período negocial que permitiu chegar a um consenso", divulgou esta quinta-feira, em comunicado enviado à agência Lusa, o ministério tutelado por Miguel Pinto Luz.

"Em resultado destas negociações, o referido sindicato comprometeu-se a suspender, com efeitos imediatos, a greve que teria forte impacto na circulação de comboios e na vida dos cidadãos", pode ler-se.

Miguel Pinto Luz congratulou-se com o entendimento que permite terminar com a greve e ainda "com o benefício alcançado para os utilizadores da CP e para a paz social da empresa", de acordo com a nota do Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Os revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP - Comboios de Portugal tinham dado início na quinta-feira passada a uma greve, com a transportadora a antecipar perturbações na operação, sobretudo em 31 de outubro, dia em que decorreria uma paralisação total.

Segundo o SFRCI, que representa os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP, a greve era motivada pelo "incumprimento do acordo" assinado em julho do ano passado com a operadora.

O sindicato tinha referido que o acordo prevê passar um "prémio de subsídio de transporte e disponibilidade para o salário base", algo que traria vantagens aos trabalhadores.

Defendia também um maior equilíbrio face às remunerações dos maquinistas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Peter
    31 out, 2024 Cascais 08:46
    Trabalhadores de serviços essenciais em vários países de Europa, conseguem remuneração substancialmente acima da média, chantageando autoridades que cedem por falta de coragem.
  • Rui Miguel Simões Go
    31 out, 2024 Lisboa 07:43
    Já foi tarde, Está uma caos o IC19

Destaques V+