Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Peditório nacional. Liga Contra o Cancro apela ao reforço de donativos

31 out, 2024 - 00:57 • Marisa Gonçalves

Peditório vai contar com a ajuda de cerca de 20 mil voluntários.

A+ / A-

O peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) arranca esta quinta-feira e termina dia 3 de novembro.

O presidente da instituição, Vítor Veloso, diz à Renascença que o peditório surge numa altura em que estão a aumentar os pedidos de ajuda.

“Na população portuguesa, há uma parte muito grande, cerca de dois milhões de portugueses que estão no limiar da pobreza e dentro desses há muitos doentes oncológicos. Por isso, os pedidos de ajuda aparecem cada vez mais", diz

"Obviamente que nós só conseguimos corresponder a todos eles se tivermos um suporte económico adequado. As necessidades são muito grandes a nível do país e que são cada vez mais crescentes”, acrescenta Vítor Veloso.

As dádivas voluntárias são a principal fonte de rendimento da Liga e servem para ajudar os doentes em consultas, transportes, medicamentos, ou na aquisição de próteses. Por outro lado, a organização também responde a pedidos de ajuda na alimentação dos utentes mais carenciados.

Vítor Veloso acrescenta que continua a lutar por uma maior comparticipação do Estado no caso dos doentes oncológicos.

“Quem é atingido pela doença vai ver reduzido o seu ordenado em mais de 25%, o que também não é justo. Uma das nossas bandeiras é que os doentes oncológicos, sobretudo aqueles que têm uma incapacidade grande, recebam 100%, o que não acontece até agora, e é uma injustiça, na medida em que o cancro ainda é uma situação que deixa uma família psicologicamente em baixo, para além de que ainda tem o problema económico-financeiro”, diz.

O peditório vai contar com a ajuda de cerca de 20 mil voluntários.

Segundo os dados da Agência Internacional para a Investigação em Cancro, da Organização Mundial de Saúde, Portugal terá registado mais de 69.000 novos diagnósticos em 2022, revelando uma alta incidência de casos de cancro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+