Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Migração

Obra Católica de Migrações: centros de acolhimento devem ser centros de triagem, não prisões

21 out, 2024 - 16:42 • Ana Fernandes Silva

Reação surge depois de Luis Montenegro ter anunciado que serão criados dois centros de instalação temporária, no Porto e em Lisboa, para acolher casos de imigração ilegal.

A+ / A-

A diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) defende que "não se pode ver os centros de instalação temporária como um centro que vai deter pessoas criminosas" — um alerta que surge em reação ao anúncio do primeiro-ministro, Luís Montenegro, da criação de dois centros de instalação temporária de migrantes no Porto e em Lisboa.

À Renascença, Eugénia Quaresma diz que esses espaços devem funcionar como um "espaço de triagem", ou seja, servir para avaliar quem chega ao país e em que condições.

A diretora da OCPM considera que "para a igreja não faz sentido falar em imigração ilegal porque a maior parte das pessoas que chegam a Portugal não chegam em situação ilegal, ficam em situação irregular e, isto tem muito mais a ver com o sistema administrativo do que com a polícia".

Eugénia Quaresma refere que "é preciso garantir" que a população migrante que vem para trabalhar está, de facto, preparada para os diferentes serviços que vão efetuar no país: "Portanto, importa preparar não só os nossos serviços, mas também todos os diferentes serviços, desde as escolas, os serviços de saúde, os serviços administrativos."

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+