Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vila do Bispo

Duas praias de Vila do Bispo reabertas a banhos após derramamento de crude

16 out, 2024 - 15:20 • Lusa

As praias de Cabanas Velhas e da Boca do Rio foram interditadas a banhos no domingo, depois de ter sido detetada a presença de crude com impacto nas águas balneares.

A+ / A-

As autoridades voltaram a autorizar os banhos nas praias de Cabanas Velhas e da Boca do Rio, no Algarve, mas mantêm a interdição na do Martinhal devido à presença de crude, disse hoje fonte da Autoridade Marítima.

De acordo com o capitão do Porto de Lagos, Hugo da Guia, a praia de Cabanas Velhas foi reaberta na tarde de terça-feira e hoje de manhã foi levantada a interdição na Boca do Rio, praias do concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro.

As praias de Cabanas Velhas e da Boca do Rio foram interditadas a banhos no domingo, depois de ter sido detetada a presença de crude com impacto nas águas balneares, informou na altura o município em comunicado.

Na segunda-feira, a interditação da prática balnear foi alargada à praia do Martinhal, por decisão da delegada de Saúde Regional do Algarve, até que fossem revertidas as condições de segurança.

"Depois de ter sido efetuada a limpeza manual constatámos que nas duas praias [Cabanas Velhas e Boca do Rio], através de monitorização feita nas últimas 36 horas, já não existia nenhum foco de poluição, tendo a delegada de Saúde Regional decidido levantar a interdição", especificou.

Hugo da Guia adiantou que se mantém a interdição da prática balnear na praia do Martinhal, onde decorrem ações de limpeza com maquinaria pesada, "por não ter sido possível fazer a limpeza manual, trabalhos que estão a ser efetuados por uma empresa contratada pela Câmara de Vila do Bispo".

A mesma fonte referiu que a origem do foco de poluição que motivou a interdição das praias "continua a ser desconhecido".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+