Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ataque informático afeta serviços do Estado

10 out, 2024 - 16:07 • Fátima Casanova

"Incidente de ransomware" está a comprometer os serviços geridos pela Agência para a Modernização Administrativa.

A+ / A-

Um ataque informático está a afetar diferentes serviços do Estado. Em causa está um "incidente de ransomware" (que ocorre quando é pedido um resgate) que está a comprometer os serviços geridos pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que centraliza os serviços públicos. Como consequência, diferentes serviços públicos do Estado estão inacessíveis, esta quinta-feira à tarde.

A Renascença apurou no entretanto que o ataque aconteceu na manhã desta quinta-feira.

Segundo o Centro Nacional de Cibersegurança, o ataque informático está a ter um impacto substancial. Nesta altura, por exemplo, não se consegue aceder ao portal “gov.pt” onde estão alojados os serviços públicos, nem é possível abrir a página do “id.gov.pt” de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado.

Outro site que não parece estar a funcionar é o site criado para apresentação do Orçamento do Estado de 2025, que foi apresentado pelo Governo.

Já a própria AMA adianta que o ciberataque deitou abaixo a rede informática e que, nesta altura, não é possível aceder a diversas plataformas, bem como a documentos digitais constantes na página "id.gov.pt". O acesso está indisponível "preventivamente" e a medida pode ter "impacto direto na atividade de várias entidades públicas e privadas", avisa a agência.

A Agência refere ainda que o caso está a ser investigado pelas autoridades competentes em matéria de cibercrime.

"Foram ativados de imediato os protocolos de segurança para responder a este tipo de ataques, de modo a restabelecer a normalidade de todas as operações, estando igualmente envolvidas as autoridades nacionais competentes em matéria de cibercrime", é dito.

[Notícia atualizada às 17h28 de 10 de outubro de 2024 para acrescentar detalhes]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+