Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Google vai expandir acesso a Inteligência Artificial em Portugal

08 out, 2024 - 09:55 • Lusa

Portugal vai receber cerca de 230 mil euros para formar jovens residentes no país.

A+ / A-

A Google anunciou esta terça-feira que a Google.org está a financiar a Raspberry Pi Foundation para expandir o acesso em Portugal ao Experience AI, um programa educativo criado em parceria com a Google DeepMind sobre inteligência artificial (IA).

"A Google.org está a disponibilizar financiamento à Raspberry Pi Foundation para expandir ainda mais o acesso ao Experience AI, um programa educativo criado em parceria com a Google DeepMind, que fornece aos professores a formação e os recursos necessários para educar e inspirar os jovens entre os 11 e os 14 anos sobre a IA", anunciou o "country manager" da Google Portugal, Bernardo Correia, num "post" [publicação].

E, hoje, "gostaríamos de anunciar que Portugal vai receber cerca de 230 mil euros deste fundo para formar jovens residentes no país", prosseguiu.

Numa primeira fase, "até dezembro de 2025, mais de 2.000 jovens [residentes em Portugal] participarão do programa numa parceria entre a TUMO Portugal e a Raspberry Pi Foundation", adiantou Bernardo Correia.

Mas "para que tudo isto aconteça, é necessário também investir em infraestrutura, de forma a que as novas produções, criações e inovações não tenham nenhuma limitação tecnológica".

A Google inaugurou em 2022 o cabo submarino Equiano, que reforça a conectividade entre Portugal e África, e, no ano passado, anunciou mais um cabo, o Nuvem, que deverá estar pronto em 2026, e liga Portugal aos Estados Unidos, incluindo os Açores, recorda o responsável.

"A IA é, portanto, uma oportunidade única para Portugal crescer e realizar a ambição de estar entre os países mais inovadores do mundo", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel da Costa
    08 out, 2024 Sydney, Austrália 22:20
    Por que é que Empresas e Fundações que em Portugal investem na formação profissional de pessoas jovens, para depois serem aproveitadas noutros países pela Imigração? Isto se passou comigo, nos anos 80.

Destaques V+