Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Municípios exigem conclusão da ligação Lisboa-Madrid por via rodoviária

23 set, 2024 - 22:20 • Lusa

Faltam concluir dois troços do Itinerário Complementar (IC) 31 para ligar Lisboa a Madrid por estrada.

A+ / A-

A Aliança Territorial Europeia (ATE) vai exigir ao Governo que inicie, até 2027, a construção dos dois troços do Itinerário Complementar (IC) 31 que faltam concluir para ligar Lisboa a Madrid por via rodoviária.

"A nossa expectativa é que 2027 seja o ano em que, pelo menos no primeiro troço, haja máquinas a trabalhar", afirmou esta segunda-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, João Lobo, uma das entidades que vai exigir ao Governo a conclusão do IC31 que ligará Lisboa a Madrid, em Espanha.

Em causa está o atraso na finalização do IC31, via com um total de 600 quilómetros dos quais faltam concluir 19 quilómetros em Espanha, entre Moraleja e Monfortinho, e 64 quilómetros em Portugal, entre Monfortinho e Alcains.

Em Portugal, a obra, inserida no Plano Nacional de Investimentos -- PNI2030, divide-se em dois troços, os primeiros 15 quilómetros já com Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) aprovada e, "os restantes cerca de 40 quilómetros, com a AIA chumbada e com o corredor por onde irá passar ainda por definir", explicou João Lobo à agência Lusa.

O atraso de cerca de 20 anos na conclusão da estrada, considerada "uma via fundamental", levou à criação da Aliança Territorial Europeia Norte de Estremadura - Beira Baixa, que junta diversos municípios e associações cívicas dos dois países para exigir "o rápido início das obras", afirmou esta segunda-feira o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, durante a terceira reunião ibérica, realizada na Nazaré, no distrito de Leiria.

Os responsáveis pela aliança, que se afirma apartidária, decidiram esta segunda-feira pedir reuniões a todos os grupos parlamentares e solicitar a presença do ministro das Infraestruturas do Governo de Portugal, Miguel Pinto Luz, na próxima reunião, a realizar em outubro, em Castelo Branco.

"Temos que passar da paralisação à ação", afirmou o porta-voz do movimento, Francisco Martin, secundado por representantes dos municípios de Carceres e de Badajoz, que no encontro disseram não querer que os respetivos governos lhes "passem a mão pelo ombro", mas sim "escutar o barulho das máquinas" e ver unir territórios".

No encontro, os responsáveis pela aliança deixaram ainda um apelo para que as autarquias e associações de municípios dos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre se juntem a este movimento, já que embora não sejam atravessados por esta via, beneficiam dos seus impactos em termos de turismo e de escoamento de produtos entre os dois países.

O concurso para o desenvolvimento do Projeto de execução da futura ligação rodoviária entre Castelo Branco e Monfortinho já foi publicando em Diário da República, tratando-se de uma nova via que garantirá melhores condições de mobilidade e de segurança, aproximando a região Centro de Portugal a Espanha.

Em dezembro de 2021, a Infraestruturas de Portugal (IP) lançou concurso para o projeto de Execução para o denominado IC31 -- Castelo Branco | Monfortinho, divido pelos troços IC31 -- A23 / Proença-a-Velha e IC31/EN239 -- Proença-a-Velha / Monfortinho (Fronteira de Ponte Segura).

O concurso teve um preço base de 1,8 milhões de euros. A conclusão do IC31 tem um custo estimado entre os 120 e os 150 milhões de euros, segundo a Aliança Territorial Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João R. de Carvalho
    26 set, 2024 Colares 16:04
    Bom dia. O meu comentário vem na sequência do que li e em virtude de ter já visto vários trajectos sem que nenhum estivesse aprovado e agora ter lido também, que existe uma parte de 40 kms sem corredor por definir. Sou um cidadão que não represento ninguém mais que a minha pessoa mas como cidadão nascido na zona e aí vivido os primeiros 19 anos da minha vida e sendo conhecedor desde que me conheço do abandono do interior por todos os governos quer do regime anterior do Estado Novo quer do regime democrático de há 50 anos até hoje. É uma realidade que perdura e sem solução à vista. Em virtude de ainda não existir corredor definitivo e já ter visto alguns com estrambólicas direcções para simplesmente passar próximo da sede do município. Saíndo entre Alcains e Lardosa e ir em direcção a Escalos de Cima ou Lousa e daqui para passar a norte do município de Idanha-a-Nova para depois virar norte e depois a Leste. Tratando-se de sair da A23 entre Alcains e Lardosa o IC31 seria directo a Leste passando a sul de São Miguel de Acha em direcção ao cruzamento de Proença a Velha/EN239, passango z norte desta freguesia e fazendo saída para Idanha a Nova a sul e Penamacor a norte, seguindo rumo a sul de Medelim, fazendo aí saída a sul para Idanha a Velha e a norte para Penamacor de novo, seguindo definitivamente, a caminho do norte de Monsanto para Monfortinho. Será este o corredor que apanha mais população e onde existe maior dinâmica económica e encurta a distância entre a A23 e Monfor.

Destaques V+