Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndios

Imagem da NASA mostra enorme nuvem de fumo em Portugal

17 set, 2024 - 19:39 • Lara Castro

Satélite capta resultado das dezenas de incêndios que afetam norte e centro do país, esta terça-feira.

A+ / A-

Portugal está, esta terça-feira à tarde, a ser assolado por 54 incêndios no norte e centro do país, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Imagens de satélite da NASA mostram uma enorme nuvem de fumo ao largo de Portugal Continental. Ao todo, estão mais de 4.400 operacionais, 1.345 veículos terrestres e 33 meios aéreos mobilizados para os incêndios em curso.

As ocorrências mais significativas decorrem em Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Tábua.

Na zona de Aveiro, as situações com maior mobilização de meios são Oliveira de Azeméis (419 operacionais, 154 meios terrestres e cinco meios aéreos), Albergaria-a-Velha (394 operacionais, 125 meios terrestres) e Sever do Vouga (293 operacionais, 94 meios terrestres).

Na região de Coimbra, o incêndio em Tábua mobiliza 233 operacionais e 75 meios terrestres, e em Arganil 226 operacionais, 66 meios terrestres e três meios aéreos.

Na zona do Porto, Gondomar (216 operacionais, 50 meios terrestres) e Paredes (123 operacionais, 41 meios terrestres) são as ocorrências mais significativas.

Sete pessoas morreram nos incêndios que lavram em Portugal e há pelo menos 53 feridos, a maioria são bombeiros que sofreram ferimentos durante o combate às chamas.

O Governo prolongou a situação de emergência até às 23h59 de quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+