Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Zona Industrial em Carregal do Sal rodeada pelas chamas

16 set, 2024 - 23:24 • Lusa

"Agora a situação está crítica. Estamos a reforçar os meios na Zona Industrial de Oliveirinha para tentar evitar que as chamas entrem", disse fonte dos bombeiros.

A+ / A-

A Zona Industrial de Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, está rodeada de chamas disse à agência Lusa, pelas 22:00 de hoje, fonte dos bombeiros.

"Agora a situação está crítica. Estamos a reforçar os meios na Zona Industrial de Oliveirinha para tentar evitar que as chamas entrem" naquele espaço, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Guilherme Almeida.

O incêndio que está agora junto da zona industrial do concelho de Carregal do Sal teve início em Senhorim, no concelho de Nelas (distrito de Viseu), e passou para o município vizinho, "inclusive pelo IC12" (Itinerário Complementar 12), acrescentou o comandante.

As populações de Vale de Madeiros e Lapa do Lobo, concelho de Nelas, "não estão propriamente ameaçadas, mas estão a ser protegidas", assim como Laceiras e Cabanas de Viriato, em Carregal do Sal, igualmente no distrito de Viseu.

Deste incêndio resultaram "seis pessoas feridas, três do Folhadal e outras três de Vale de Madeiros, com idades entre os 20 e os quase 70 anos. Entre elas, há duas pessoas em estado grave, que inspiram alguns cuidados", referiu o comandante de Nelas.

Guilherme Almeida disse que os dois feridos graves "são entre as pessoas mais velhas que estavam a tentar salvaguardar os seus bens", uma em Folhadal e outra em Vale de Madeiros, freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas.

Pelas 22:00, o Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões mobilizava 287 operacionais, apoiados por 78 veículos, para o incêndio de Folhadal, cujo alerta foi pelas 11:53.

No incêndio de Senhorim, também em Nelas, que teve início pelas 11:34, estavam mobilizados, à mesma hora, 55 operacionais, apoiados por 15 veículos.

Em Penalva do Castelo continua ativo o incêndio que deflagrou em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, pelas 00:15 de hoje, que se propagou ao concelho vizinho de Mangualde e mobilizava, cerca das 22:00, 119 operacionais com 40 veículos.

Ainda no concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, um outro incêndio, que começou às 20:16 de domingo, também em mato, na localidade de Valamoso, freguesia de Esmolfe, pelas 22:00 mobilizava 86 operacionais, apoiados por 25 veículos.

Entretanto, também no distrito de Viseu, no concelho de Vila Nova de Paiva, com início pelas 17:18 em Vila Cova à Coelheira, um incêndio em povoamento florestal mobilizava, à mesma hora, 115 operacionais com 33 veículos.

Segundo fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), os incêndios obrigaram ao corte ao trânsito de várias vias, como o Itinerário Complementar 12 (IC12) em Nelas e as estradas nacionais (EN) 231 e 329, em Nelas e Penalva do Castelo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+