Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Chamas consumiram três casas em Gondomar. Lares e escolas evacuados

16 set, 2024 - 16:00 • Lusa

Há pessoas desalojadas. Foram encerradas, por precaução, escolas locais, revelou fonte da Proteção Civil.

A+ / A-

Três casas arderam esta segunda-feira no incêndio que está a lavrar na freguesia de Jovim, em Gondomar, revelou à Lusa fonte da GNR, confirmando haver pessoas desalojadas, sem contudo especificar a quantidade.

Dois lares e duas escolas de Jovim foram evacuadas, informa o vice-presidente da Câmara Municipal. “A retirada dessas pessoas foi feita devido ao intenso fumo que se fazia sentir, [e foi feita] logo por precaução”, disse Luís Filipe Araújo.

O autarca revelou ainda “ter ardido uma casa devoluta” e que um bombeiro “sofreu ferimentos ligeiros”.

Sobre o incêndio, que deflagrou às 13:02 e que obrigou a condicionamentos no trânsito na Autoestrada 43 e na Estrada D. Miguel, o vice-presidente do município confirmou que as chamas “avançam na direção da Foz do Sousa e que podem chegar à Estrada Nacional 108”, na marginal de Gondomar.

“Neste momento o incêndio decorre em mato”, precisou Luís Filipe Araújo.

O incêndio, em curso desde as 13h02, já avançou na direção da freguesia vizinha da Foz do Sousa, tendo sido encerradas, por precaução, escolas locais, revelou fonte da Proteção Civil.

Devido ao avançar das chamas, mantém-se o corte na circulação na Autoestrada (A) 43, entre Gondomar Este e nó da A41, e na Estrada D. Miguel, ambas em Gondomar.

Numa publicação na sua página no Facebook, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, assinalou, ao início da tarde a possibilidade de corte da Estrada Nacional 108, que junto ao rio Douro liga o Porto e Entre-os-Rios.

A página do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto indicava às 14h24 que estavam no combate às chamas 35 operacionais apoiados por nove viaturas.

[notícia atualizada às 18h40]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+