Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cultura

Porto recebe primeira exposição europeia de obras cerâmicas de Pablo Picasso

11 set, 2024 - 16:32 • Redação

Depois de Kandinsky, Pablo Picasso é o protagonista da nova exposição temporária na Torre dos Clérigos. Preço do bilhete é de cinco euros e valor reverte inteiramente para apoio à Ucrânia.

A+ / A-

A exposição "Picasso e a Cerâmica: o Génio de uma Arte Maior" vai estar em exibição na Igreja dos Clérigos, no Porto, entre os dias 13 de setembro a 12 de janeiro de 2025.

O presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Manuel Fernando, sustenta que a arte "tem que ser divulgada para nós podermos usufruir" dela, sendo esse um dos motivos que trouxe, pela primeira vez, esta exposição à Europa, a solo português.

"É um grande risco e uma grande responsabilidade", diz o sacerdote, destacando que as peças desta exposição são de difícil acesso. Juntá-las nos Clérigos só foi possível através de "contactos junto de colecionadores particulares" e "da exposição de Kandinsky", que foi muito bem sucedida no ano passado. Aliás, a desta nova atividade começou há cerca de um ano.

O sucesso das exposições acabam "por abrir as portas a outros mercados", o que leva a que estas peças cheguem a Portugal e "que são peças que nunca vimos em mais lado nenhum e que não estão nos grandes museus".

DEntre as 32 peças em exposição, uma delas conta com a colaboração de um colecionador português, que deixou a peça "voar até aos Clérigos" depois de a manter durante 30 anos em sua casa, sempre "no mesmo sítio".

"Estas coleções particulares são uma oportunidade única", diz.

Porto recebe primeira exposição europeia de obras cerâmicas de Pablo Picasso. Foto: Rafael Pinto/RR
Porto recebe primeira exposição europeia de obras cerâmicas de Pablo Picasso. Foto: Rafael Pinto/RR
Porto recebe primeira exposição europeia de obras cerâmicas de Pablo Picasso. Foto: Rafael Pinto/RR
Porto recebe primeira exposição europeia de obras cerâmicas de Pablo Picasso. Foto: Rafael Pinto/RR

O objetivo maior do projeto passa por mostrar ao grande público a "versatilidade" de Pablo Picasso e a sua "capacidade criativa, que passa por vários materiais", não só a pintura.

"As pessoas de todos os quatro cantos do mundo, que aqui vêm para ver a paisagem, acabam por ter aqui esta joia, esta preciosidade, que eu creio que é uma coisa única", destaca Manuel Fernando.

Embora não seja possível avançar com o valor total do investimento na exposição, consegue-se antecipar que só o transporte das peças, que é um tipo de "transporte muito especializado", leva a "grande fatia" - rondou os 30 mil euros.

O preço da visita à exposição de Pablo Picasso é de cinco euros, mas pode ser gratuita na compra de uma visita à Torre dos Clérigos. O padre Manuel Fernando considera esta uma prenda "que os Clérigos dão ao turismo e à cidade", como forma de continuar a apostar neste tipo de "pontos de interesse".

O valor da receita dos bilhetes e do investimento reverte na íntegra para uma fundação de apoio à Ucrânia, da qual fazem parte os donos da exposição. "Estamos a falar de alguns milhares de euros", revela.

Além da exposição, o espaço vai incluir ainda um "atelier artístico", onde crianças e adultos vão ter a possibilidade de "meter a mão na massa" e fazerem a sua própria "peça Picasso". "Importa-nos que as pessoas possam usufruir", garante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+