12 set, 2024 - 16:00 • Jaime Dantas
A presidente da associação Pais em Rede defende esta quinta-feira que a falta de professores do ensino especial nas escolas portuguesas impede a "verdadeira inclusão" das crianças e jovens.
Júlia Serpa Pimentel conta à Renascença que este é um problema que se tem verificado nos últimos anos. Por as escolas não conseguirem dar o devido apoio a estas crianças, "os pais são chamados para ir buscar os filhos", denuncia ainda a responsável da associação.
A associação tem reportado todas as denúncias recebidas às "estruturas competentes", nas quais inclui o Ministério da Educação, recebendo a resposta de que será "feito o melhor possível" para resolver a questão".
Apesar das intenções do governo, Júlia Serpa Pimentel diz que "não se fazem omeletes sem ovos" e, por isso, será impossível resolver os problemas no ensino especial caso se perpetue o cenário de escassez de docentes desta área.
Para haver uma escola inclusiva é preciso que os alunos possam participar nas aulas ao lado dos outros e que tenham os apoios necessários para essa participação. "Se alguma destas coisas falha, não há inclusão. É uma pseudo-inclusão", alerta a associativista.