Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Penafiel abre nova sala de espetáculos que propõe "descentralizar" a cultura

10 set, 2024 - 14:00 • Redação

Inauguração é marcada pelo anúncio de três dias de apresentações gratuitas para toda a população, que variam da pintura à dança. A programação outubro/dezembro também foi divulgada.

A+ / A-

A nova sala de espetáculos do Ponto C - Cultura e Criatividade, em Penafiel, foi inaugurada esta terça-feira e convida a comunidade para espetáculos e atividades de inauguração para miúdos e graúdos.

Esta é uma proposta do espaço cultural para ser um "ponto de encontro para todas as artes [...], descentralizar e fazer" a comunidade. Anuncia ter "condições para acolher o melhor da criação artística local, nacional e internacional" e arranca com três dias de variedade cultural.

De 27 a 29 de setembro, 24 propostas distribuidas por oito palcos, online ou presencial, vão ser apresentadas ao público, com entrada gratuita. Pintura, escultura, teatro, dança e fotografia são algumas das apresentações que, no total, contam com mais de 200 artistas e 30 horas de espétaculo.

Ainda antes, a partir do dia 16, serão feitas visitas guiadas ao espaço, também de acesso gratuito e com necessidade de inscrição prévia, feitas pelo Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, a diretora artística do Ponto C, Mónica Guerreiro, entre outros.

A programação de outubro a dezembro de 2024 foi divulgada e conta com algumas apresentações como "Lar Doce Lar", com Maria Rueff e Joaquim Monchique; "Feliz Aniversário", de João Baião; "Ruy,a história devida", de Ruy de Carvalho; "Guião Para um País Possível", com Sara Barros Leitão e, na altura do natal, "Christmas Movie Songs", com Áurea.

O Ponto C dá um passo importante para a inclusão cultural e anuncia espetáculos com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Hélder de Carvalho, arquiteto responsável pelo edifício do Ponto C, afirma que esta nova sala "apresenta um estilo contemporâneo".

O Ponto C conta com um auditório com capacidade para 400 pessoas, a "Casa da Caturra" com capacidade para uma centena de público, amplos átrios, amples átrios e, entre outros, um anfíteatro.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+