Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fuga de Vale de Judeus

Fronteiras "deviam ser fechadas". Reclusos em fuga "são do piorio"

07 set, 2024 - 16:44 • Beatriz Pereira , Susana Madureira Martins , Teresa Almeida

Cinco reclusos fugiram este sábado de uma das cadeias mais seguras em Portugal. O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional alerta que este homens são um perigo para as populações.

A+ / A-

Cinco reclusos fugiram este sábado do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, Lisboa.

A fuga dos homens — dois portugueses, um georgiano, um argentino e um cidadão britânico — terá ocorrido com recurso a ajuda externa, através do lançamento de uma escada. Os reclusos escalaram um muro e à sua espera estaria um carro.

Em declarações à Renascença, Frederico Morais, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), alerta que estes homens "têm um cadastro criminal brutal", sendo considerados "muito perigosos".

"Estamos muito preocupados com a segurança da população, que está, sem dúvida, em causa. Quem se puser à frente deles... eles não vão olhar a meios", alerta.

"Principal culpado é o Estado português"

Tendo em conta este cenário, o presidente da SNCGP sugere que as "fronteiras deviam ser fechadas", até porque é "o caminho mais fácil". "Não há neste momento fronteiras fechadas", recorda, criticando os "partidos políticos" por essa decisão. "Acham que Portugal é um país de maravilhas", afirma.

Na opinião de Frederico Morais, esta fuga deve-se ao desinvestimento do Estado português nos serviços prisionais. "Não há guardas em Portugal para se garantir a segurança dos estabelecimentos prisionais. Hoje temos uma fuga bastante grave e o principal culpado é o Estado português".

Quatro dos cinco reclusos fugitivos têm medidas especiais de segurança desde que estão presos e só saem à rua acompanhados pelo Grupo de Intervenção de Segurança Prisional. "São do piorio do que existe em Portugal a nível de reclusos", diz Frederico Morais. "Um dos reclusos é conhecido por 'Fábio Cigano' e espalhava o horror no Algarve. Na última recaptura, recebeu a Polícia Judiciária a tiro. Temos outro indivíduo que era um dos mais procurados da Argentina", reforça.

Frederico deixa, por isso, um aviso à população, caso encontre um deste homens: "Alertar as forças de segurança locais ou através do 112 e não interferir com eles. Deixá-los", pede.

Quem são os reclusos?

Fernando Ribeiro Ferreira – 61 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto;

Rodolf José Lohrmann – 59 anos, condenado a 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais;

Mark Cameron Roscaleer – 39 anos, condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo;

Shergili Farjiani – 40 anos, condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos;

Fábio Fernandes Santos Loureiro – 33 anos, condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    08 set, 2024 PORTUGAL 21:10
    Passadas 24 horas estou CÁ para agradecer ao apresentador RAP, do programa isto é gozar com quem trabalha. Este Senhor conseguiu DEMONSTRAR, com brincadeira, como SERVEM os SINDICALISTAS deste País, os seus PRÓPRIOS INTERESSES. A SIC NOTÍCIAS devia passar de hora a hora as declarações deste Senhor SINDICALISTA e do Senhor Director dos Serviços de Reinserção dos Serviços Prisionais. Este PROGRAMA fez o que o Ministério da Justiça ainda não fez. Já agora deixem-me REPETIR, há DIRIGENTES PÚBLICOS que nem para MANGAS DE ALPACA servem.
  • EU
    07 set, 2024 PORTUGAL 20:07
    Diz o Presidente do Sindicato que " o culpado é o Estado ". Pergunto, qual Estado? O anterior ou o actual? Quem MANDOU colocar câmaras de VIGILÂNCIA? Foi o actual Estado, ou o Estado anterior? Mas já agora, faça de conta que EU sou DESINTELIGENTE e diga para quem o QUISER OUVIR, onde estava ou estavam os OLHOS que VIGIAM as imagens, no momento, das câmaras de vigilância? Enquanto Militar que fui em Angola, dormia com uma vista fechada e a OUTRA BEM ABERTA. Mas posso dizer que GUARDEI Homens BEM MAIS PERIGOSOS que estes, pode CRER, nunca fugiu nenhum e em PIORES CONDIÇÕES.

Destaques V+