26 ago, 2024 - 18:43 • Lara Castro
Arranjar alojamento nunca foi tão caro para os estudantes do Ensino Superior. A Renascença reuniu os conselhos das federações e associações académicas para ajudar na procura de um sítio para viver.
Agora que saíram os resultados das colocações, e se um quarto numa residência universitária é uma opção, o primeiro passo é entrar em contacto com a instituição de Ensino Superior ou com os os Serviços de Ação Social a fim de saber como funciona o processo de candidatura.
Na grande maioria das instituições, as candidaturas para as residências universitárias abrem esta semana, e atenção, mesmo não sendo bolseiros "podem beneficiar dos protocolos de alojamentos todos os estudantes inscritos, matriculados e a frequentar uma Instituição de Ensino Superior, pública ou privada".
Outra alternativa menos conhecida é a possibilidade de partilhar casa com um idoso. O programa “Aconchego”, no Porto, e o “Partilha Casa”, que funciona em várias cidades, também podem ser uma opção.
No que diz respeito à procura de quartos em alojamento privado, Diogo Ferreira Leite, da Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL), relembra que é fundamental “encontrar senhorios que se comprometam a garantir e assegurar os direitos” do estudante. “Mesmo tendo que pagar um pouco mais, um quarto que possa estar a ser 'vendido' por um preço mais barato, rapidamente pode vir a aumentar esse preço”, alerta.
Além disso, as associações académicas aconselham a encontrar senhorios que “passem fatura e que façam um contrato de arrendamento com o estudante”. É através destes mecanismos que os estudantes podem ter acesso não só ao complemento de alojamento, mas também a outro tipo de bolsas e de apoios sociais que as universidades e até as próprias câmaras municipais podem dar aos alunos.
Concurso Nacional de Acesso 2024
Veja os resultados da primeira fase das colocações(...)
As associações de estudantes também podem ajudar nesta procura. Algumas associações de estudantes têm nos seus websites um banco de habitação, onde compilam anúncios de quartos a preços mais acessíveis para estudantes do ensino superior.
A vantagem deste tipo de plataforma é que os responsáveis estabelecem um preço máximo dos quartos a serem colocados na plataforma e os senhorios que se disponibilizarem para colocar lá os anúncios têm de se comprometer a passar recibo de fatura e a contratualizar um contrato de arrendamento com os estudantes.
Deixamos alguns bancos de alojamento para ajudar na procura:
- Banco de habitação da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
- Banco de Habitação da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
- Banco de Habitação da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
- Banco de Habitação do Núcleo de apoio ao Estudante do Instituto Superior Técnico de Lisboa
- Banco de Habitação do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra
- Serviço de alojamento da Universidade do Minho
As federações aconselham a seguir as associações de estudantes das respetivas instituições de ensino, nas redes sociais.