Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vem aí mais calor. Temperaturas começam a subir esta quinta-feira

08 ago, 2024 - 07:22 • Olímpia Mairos

Na sexta-feira, os termómetros podem ultrapassar os 40°C, em especial no interior do Alentejo, nos vales dos rios Tejo e Douro e no Nordeste Transmontano, sendo esta a região onde se esperam as anomalias mais significativas da temperatura do ar.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para uma subida acentuada das temperaturas a partir desta quinta-feira, devido a uma massa de ar quente que vai afetar sobretudo o interior Norte e Centro.

Segundo o IPMA, estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, promovendo uma circulação que vai originar uma subida de temperatura, prolongando a situação meteorológica de tempo quente e seco que tem persistido no interior.

Por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, os distritos de Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Porto, Viana do Castelo e Vila Real encontram-se esta quinta-feira sob aviso amarelo.

Em perigo máximo de incêndio rural, vão estar mais de 20 concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro e em perigo muito elevado vão estar vários concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Braga, Porto, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria e Faro, além do concelho de Almodôvar, no distrito de Beja.

Para esta quinta-feira espera-se céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral Centro e pequena subida da temperatura máxima no interior Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 37ºC, em Castelo Branco e Bragança, e os 24ºC, em Aveiro, e as mínimas entre os 22ºC, em Faro, e os 16ºC, em Évora.

A partir de sexta-feira, prevê-se uma nova subida generalizada dos valores da temperatura do ar, em especial da máxima, sendo de esperar máximas acima de 30°C na maior parte do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre os 35 e 40°C na generalidade do interior.

Em muitos destes locais poderão ser ultrapassados 40°C, em especial no interior do Alentejo, nos vales dos rios Tejo e Douro e no Nordeste Transmontano, sendo esta a região onde se esperam as anomalias mais significativas da temperatura do ar.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real e Castelo Branco vão estar com aviso laranja entre as 9h00 de sexta-feira e as 5h00 de sábado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+