Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Autocaravanismo. Crescimento de espaços não é proporcional ao aumento de utilizadores

05 ago, 2024 - 05:00

A possibilidade do teletrabalho é um dos principais fatores para a subida da adesão ao autocaravanismo registada nos últimos anos.

A+ / A-

O conceito de turismo ao ar livre está em desenvolvimento, levando as pessoas a procurarem cada vez mais o aluguer de autocaravanas, o que requer um desenvolvimento de espaços próprios para o aparcamento e a pernoita.

Devido a uma lei que saiu em 2021, o estacionamento de autocaravanas é proibido fora dos locais indicados para estacionamento de veículos e não é permitido pernoitar e aparcar em qualquer sítio.

Algumas áreas, chamadas "ASAS", já estão equipadas corretamente e de forma segura, tal como o recente Camping Car Park, "que já tem todas as estruturas e que permite às pessoas pernoitar", informou Joel Santos, da Associação de Caravanismo de Portugal, em conversa com a Renascença.

Em Portugal, nota-se um "atraso relativamente às infraestruturas", uma vez que o crescimento de espaços apropriados não é proporcional ao aumento de utilizadores, avança Alexandre Mesquita, responsável pela empresa Gocaravaning.

O teletrabalho é um dos principais fatores para esta subida da adesão ao autocaravanismo, nos últimos anos. Esta opção facilita a possibilidade de deslocação das pessoas enquanto estão em horário de trabalho. Muitos optam, assim, por locais mais calmos e isolados.

"Há esse lado também, cada vez mais presente nos utilizadores, que são pessoas que podem trabalhar à distância e que utilizam as autocaravanas como sendo casas itinerantes porque podem ir viajando ao longo da sua vida laboral", acrescença Alexandre Mesquita.

"Cada vez mais se está a notar esse crescente de pessoas a comprar caravanas para viver nelas", admite Joel Santos. Para além do aluguer para férias, as pessoas estão a começar a optar mais pela compra de autocaravanas, principalmente depois da pandemia de covid-19, período onde muitas pessoas ultrapassaram dificuldades económicas.

O aluguer destas casas móveis depende da sazonalidade. "No verão, temos uma época bastante mais forte", diz Alexandre Mesquita, apontando para um preço diário que "pode variar entre os 100 aos 400 euros".

Alguém que tenha interesse em alugar ou comprar uma autocaravana "a única coisa que necessita de ter é carta de veículos ligeiros", aponta Joel Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+