05 ago, 2024 - 18:14 • Lara Castro
Um homem foi encontrado morto num lar ilegal em Setúbal, depois de ter engasgado no próprio vómito. Este domingo, o homem de 65 anos foi encontrado “deitado em cima da cama sem vida” por um funcionário do lar, confirmou a PSP, à Renascença.
Há mais de 40 dias que o local tinha sido considerado como “lar ilegal” depois de uma participação “onde foi relatado o contacto com o responsável no momento”. A situação foi despachada para o Ministério Público do Tribunal Judicial de Setúbal com conhecimento da Segurança Social.
Segundo o INEM, a causa da morte poderá ser engasgamento, mas não há indícios de crime. O corpo foi retirado do local pelo Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) e seguiu para autópsia.
Face ao ocorrido, a linha de Emergência Social foi contactada com o intuito de retirar os restantes idosos para outro lar, um “que reunisse as condições condignas para o efeito”.
A Delegação Distrital da Segurança Social de Setúbal vai “proceder ao envio de uma equipa para contactar os familiares dos idosos”, e os serviços sociais vão prestar os “cuidados de saúde urgentes necessários, nomeadamente providenciar alimentação e cuidados de higiene básicos”.