Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Morreu o jornalista Mário Dujisin, antigo assessor de Salvador Allende

31 jul, 2024 - 17:52 • Lusa

Jornalista vivia em Portugal há cerca de 50 anos. Foi fundador e primeiro presidente da Associação de Imprensa Estrangeira.

A+ / A-

Morreu esta quarta-feira aos 79 anos, em Cascais, Mário Dujisin, jornalista chileno e antigo assessor de imprensa do Presidente Salvador Allende, radicado em Portugal após o 25 de Abril de 1974, informou a família.

Conhecido pelos seus colegas de profissão em Portugal - onde foi fundador e primeiro presidente da Associação de Imprensa Estrangeira - como "Mário chileno", foi Dujisin que transmitiu a última mensagem proferida por Allende, antes de este ser morto no golpe de Estado de Augusto Pinochet, a 11 de setembro de 1973.

Exilado em vários países, na América Latina e na Europa, chegou a Portugal depois do 25 de Abril como correspondente da IPS - Interpress, agência de notícias, tendo depois trabalhado em várias partes do mundo como jornalista desta agência e, mais tarde, ainda da italiana ANSA.

A partir de 1990, radicou-se definitivamente em Portugal, trabalhando sempre como jornalista. Deixa mulher e três filhos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+