03 jul, 2024 - 20:53 • Ricardo Vieira
O primeiro-ministro encontrou-se esta quarta-feira com familiares das vítimas mortais do naufrágio da traineira "Virgem Dolorosa", ao largo das praias de São Pedro de Moel e de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande. Luís Montenegro ofereceu ajuda do Governo.
O acidente provocou três mortos e outros três pescadores estão ainda dados como desaparecidos.
O chefe do Governo, em declarações aos jornalistas, começou por manifestar profunda consternação em nome do Governo pela tragédia ocorrida na última madrugada.
"Infelizmente retirou a vida a três pessoas, mantém três desaparecidas e já tive oportunidade de falar com duas das três famílias das vítimas mortais que já se confirmaram e de expressar em nome do Governo esta consternação e também, dentro do nosso espírito de solidariedade toda a disponibilidade para continuarmos a acompanhar a situação, nomeadamente as consequências que esta tragédia traz a estas famílias", afirmou Luís Montenegro.
Três pescadores estão ainda desaparecidos. Embarca(...)
O primeiro-ministro sublinha que são "momentos de absoluta dor e sofrimento" e que vítimas e familiares podem contar com ajuda das autoridades.
"Do ponto de vista do sistema de saúde e da assistência social não vão deixar de estar disponíveis agora, nos próximos dias e nos próximos meses. As consequências desta tragédia não se vão esgotar nos próximos dias nem de imediato", sublinha.
Luís Montenegro detalhou que está a falar de acesso a "cuidados de saúde, acompanhamento psicológico e disponibilidade para ocorrer a situações que possam ser identificadas de apoio mais imediato às famílias que possam ter ficado sem recursos".
"Tudo aquilo que estiver ao alcance da administração pública na área da saúde, segurança social e do apoio social e da área na nossa interação com os serviços municipais será assegurado", reforçou.
O primeiro-ministro aproveitou para agradecer à Marinha e à comunidade piscatória envolvida nas operações de buscas e salvamento,
Entretanto, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) informa que as operações de busca vão continuar durante a noite com o navio NRP Setúbal da Marinha Portuguesa e uma viatura todo-o-terreno, do projeto "SeaWatch" e serão reforçadas ao nascer do sol.