Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Portal das matrículas encontra-se novamente indisponível

01 jul, 2024 - 14:46 • Fátima Casanova , Marta Pedreira Mixão

Este não é, contudo, o único problema informático, já que todos os serviços que utilizam a plataforma E360 também estão indisponíveis.

A+ / A-

O Portal das Matrículas encontra-se novamente indisponível. Atualmente, não é possível utilizar a plataforma, na sequência de uma "intervenção técnica".

De acordo com o aviso colocado no Portal, estão a decorrer trabalhos de “manutenção”, pelo que a plataforma está “temporariamente indisponível”.

A situação foi confirmada pela Renascença junto de fonte do Ministério da Educação e, para já, não há um prazo definido para a regularização dos constrangimentos do acesso ao portal, há apenas a indicação de que esta intervenção deverá ser breve.

Este não é, contudo, o único problema informático, já que todos os serviços que utilizam a plataforma E360 também estão indisponíveis. Segundo o gabinete de Fernando Alexandre, em causa está uma “intervenção técnica relacionada com a autenticação”.

Desde o início da abertura das matrículas do 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º ano, para o ano letivo 2024/2025, que vários encarregados de educação reportam não conseguir realizar a inscrição.

Como resposta, na semana passada, o ministério informou que os problemas verificados no 'site' estavam a a ser tratados e que "o Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), que gere o Portal das Matrículas, estava a efetuar algumas otimizações, tendo em vista resolver os constrangimentos verificados". Devido aos problemas verificados e reportados na última semana, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação decidiu prolongar por uma semana, até 5 de julho, o prazo de renovação de matrícula do 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos lopes
    02 jul, 2024 Lisboa 13:09
    Agora simplesmente desapareceu a matricula já efectuada do Portal.....quem se responsabiliza ?
  • Sara
    02 jul, 2024 Faro 07:40
    Não é só o portal da matrículas e dos manuais escolares, também é a plataforma que é usada em alguns agrupamentos, o 1º Ciclo terminou as aulas na sexta-feira dia 28 de junho, os professores não conseguem aceder, não conseguem lançar as notas e todo o processo de avaliação está bloqueado! Como é que os pais procedem às matrículas no dia 6, sem avaliações de final de ano?
  • António dos Santos
    01 jul, 2024 Coimbra 14:12
    Isto é o reflexo dos informáticos contratados pelo estado. Pois entram por cunhas e não por qualidade e, ainda por cima, entram com o vício dos funcionários públicos, que é: trabalhar o menos possível, porque não são avaliados e recebem o mesmo, por aqueles que são profissionais honestos, mas são poucos, para mal de todos nós.

Destaques V+