01 jul, 2024 - 14:46 • Fátima Casanova , Marta Pedreira Mixão
O Portal das Matrículas encontra-se novamente indisponível. Atualmente, não é possível utilizar a plataforma, na sequência de uma "intervenção técnica".
De acordo com o aviso colocado no Portal, estão a decorrer trabalhos de “manutenção”, pelo que a plataforma está “temporariamente indisponível”.
A situação foi confirmada pela Renascença junto de fonte do Ministério da Educação e, para já, não há um prazo definido para a regularização dos constrangimentos do acesso ao portal, há apenas a indicação de que esta intervenção deverá ser breve.
Este não é, contudo, o único problema informático, já que todos os serviços que utilizam a plataforma E360 também estão indisponíveis. Segundo o gabinete de Fernando Alexandre, em causa está uma “intervenção técnica relacionada com a autenticação”.
Desde o início da abertura das matrículas do 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º ano, para o ano letivo 2024/2025, que vários encarregados de educação reportam não conseguir realizar a inscrição.
Como resposta, na semana passada, o ministério informou que os problemas verificados no 'site' estavam a a ser tratados e que "o Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), que gere o Portal das Matrículas, estava a efetuar algumas otimizações, tendo em vista resolver os constrangimentos verificados". Devido aos problemas verificados e reportados na última semana, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação decidiu prolongar por uma semana, até 5 de julho, o prazo de renovação de matrícula do 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos.