Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente da República marca Conselho de Estado para julho

20 jun, 2024 - 23:48 • João Pedro Quesado

Reunião de 15 de julho vai ser a primeira dos novos membros escolhidos pela Assembleia da República, numa lista conjunta do PS, PSD e Chega.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa convocou, esta quinta-feira à noite, uma reunião do Conselho de Estado para o dia 15 de julho. A reunião vai focar-se em temas internacionais, como a guerra na Ucrânia.

Segundo a nota publicada na página da Presidência da República, o chefe de Estado quer "analisar a situação na Ucrânia, no contexto da Cimeira para a Paz na Suíça, da Cimeira da NATO em Washington e da Reunião da Comunidade Política Europeia no Reino Unido".

A reunião, marcada para as 15h30, vai ser a primeira dos novos membros eleitos do órgão pela Assembleia da República, numa lista conjunta do PS, PSD e Chega: Francisco Pinto Balsemão, Carlos Moedas, Pedro Nuno Santos, Carlos César e André Ventura.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve no passado fim de semana na Suíça, na Cimeira para a Paz na Ucrânia, de onde saiu uma declaração final a defender a integridade territorial do país invadido e atacado pela Rússia. O Governo português foi representado por Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros.

A reunião do Conselho de Estado acontece depois da Cimeira da NATO em Washington D.C., que está marcada para os dias 9, 10 e 11 de julho. A quarta Reunião da Comunidade Política Europeia vai acontecer a 18 de julho, no Reino Unido.

O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, constituído por membros escolhidos pelo Presidente, eleitos pelo Parlamento ou que tenham assento no órgão por inerência dos cargos que ocupam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+