Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trabalhadores de terra da SATA afetos ao SINTAC em greve durante um mês

28 ago, 2024 - 19:30 • Lusa

SINTAC refere que o presidente da SATA "mostrou total incapacidade negocial e profundo desrespeito pelos trabalhadores de terra numa atitude de completa insensatez".

A+ / A-

Os trabalhadores de terra da SATA afetos ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) vão fazer greve entre 13 de setembro e 13 de outubro, revelou esta quarta-feira fonte sindical.

"Depois da última reunião com o conselho de administração da SATA, a 23 de agosto, percebemos que a vontade de chegar a acordo com o SINTAC não passa de uma simulação", refere o sindicato em nota de imprensa.

Em 09 de agosto, o conselho de administração do Grupo SATA manifestou "finalmente disponibilidade" para chegar a acordo com o SINTAC e terminar a greve do pessoal de terra iniciada em julho, revelou, na altura, a estrutura sindical.

Na nota enviada hoje aos órgãos de comunicação social, o sindicato diz que o presidente da SATA "alegou que o pessoal do voo do grupo ganha pouco e que o pessoal de terra ganha muito", logo "não pode ir para além do que já negociou com o outro sindicato do pessoal de terra, que vendeu os trabalhadores por trinta denários".

O SINTAC refere que o presidente da SATA "mostrou total incapacidade negocial e profundo desrespeito pelos trabalhadores de terra numa atitude de completa insensatez".

Para o sindicato, este é o conselho de administração que, até hoje, "mais passos deu no sentido de agudizar conflitos e aumentar os desequilíbrios entre trabalhadores".

"A paz social parece não fazer parte das contas deste conselho de administração, infelizmente", frisa-se.

Face ao exposto, o SINTAC entregou hoje um aviso prévio de greve a tempo inteiro, a vigorar entre 13 de setembro e 13 de outubro de 2024.

Os trabalhadores de terra da SATA associados ao SINTAC estão desde 24 de julho em greve ao trabalho suplementar (paralisação a decorrer até 31 de dezembro) contra o "tratamento discriminatório" da empresa, considerando o sindicato inaceitável que a revisão salarial não seja equitativamente distribuída por todos os trabalhadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+