09 jun, 2024 - 21:29 • Lusa
A dirigente do partido de extrema-direita francês União Nacional Marine Le Pen reivindicou este domingo um resultado histórico nas eleições europeias e aprovou a dissolução do Parlamento francês, anunciada pelo Presidente Emmanuel Macron, manifestando-se pronta para governar.
"Esta eleição histórica mostra que, quando o povo vota, o povo ganha", declarou Le Pen no palco no Pavilhão Chesnay du Roy, leste de Paris, onde o partido se reuniu hoje para acompanhar os resultados do escrutínio, perante o júbilo dos militantes.
Le Pen recordou que, ao aproximar-se dos 32%, este é o melhor resultado de sempre do partido fundado pelo pai, Jean-Marie Le Pen, em 1972 com o nome de Frente Nacional (Front National).
Portugueses escolheram este domingo os eurodeputad(...)
O Presidente da República de França, Emmanuel Macron, anunciou este domingo a dissolução da Assembleia Nacional. As eleições legislativas foram marcadas para 30 de junho e 7 de julho (primeira e segunda volta).
"Não poderei, no final deste dia, agir como se nada tivesse acontecido", declarou Macron, do Eliseu. Para além dos resultados, desfavoráveis ao governo atual, também se soma "uma febre que tomou conta do debate público e parlamentar nos últimos anos", defende o Presidente da República.