Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Obstetras do Santa Maria vão para o Hospital de Loures nos primeiros três meses do ano

01 jan, 2024 - 22:20 • Diogo Camilo

Plano da Direção Executiva do SNS permite que bloco de partos do Hospital de Loures deixe de encerrar aos fins de semana de 15 em 15 dias. Bloco de partos do Amadora-Sintra deixa de encerrar de forma rotativa.

A+ / A-

Os médicos da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santa Maria vão passar a fazer serviço no Hospital de Loures-Odivelas nos primeiros três meses do ano.

Em nota, a Direção Executiva do SNS indicou que, devido ao encerramento para obras do bloco de partos do hospital - e depois de ter partilhado urgências da especialidade com o Hospital São Francisco Xavier -, estes médicos passam a garantir o “funcionamento ininterrupto” do bloco de partos em Loures, durante o primeiro trimestre de 2024.

Com esta alteração, o bloco de partos do Hospital de Loures deixa de encerrar aos fins de semana de 15 em 15 dias.

Quanto ao S. Francisco Xavier, passa a funcionar num regime de urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos aberto ao exterior durante o dia e com atendimento de Obstetrícia/Bloco de Partos a partir das 22 semanas de gestação, exclusivamente por referenciação do INEM ou da Linha SNS24, no período noturno.

Além destas alterações, a Direção Executiva do SNS alerta que o bloco de partos do Hospital de Cascais e da Maternidade Alfredo da Costa continuam a funcionar de forma ininterrupta.

Já o bloco de partos do Hospital de Vila Franca de Xira irá encerrar de sexta-feira a domingo, de acordo com o princípio de fechos alternados que já acontecia em 2023.

Do outro lado, ainda na grande Lisboa, o bloco de partos do Amadora-Sintra deixa de encerrar de forma rotativa, passando a funcionar num regime de Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos aberto ao exterior no período diurno, e com atendimento de Obstetrícia/Bloco de Partos a partir das 22 semanas de gestação, por referenciação do INEM/SNS24, no período noturno e durante todos os fins-de-semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+