Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eleições nos Açores. Dez candidaturas entregaram listas às regionais de 4 de fevereiro

27 dez, 2023 - 14:47 • Lusa

As candidaturas tinham até terça-feira para entregar formalmente as listas de candidatos.

A+ / A-

Um total de 10 candidaturas apresentam-se às eleições regionais antecipadas de 4 de fevereiro de 2024 nos Açores, segundo as listas afixadas e consultadas pela agência Lusa.

As candidaturas tinham até terça-feira para entregar formalmente as listas de candidatos.

De acordo com as listas afixadas no Tribunal de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, apresentam-se às eleições 10 candidaturas, de duas coligações (PSD/CDS-PP/PPM) e CDU (PCP/PEV) e outros oito partidos que concorrem isoladamente - PS, PAN (Pessoas-Animais-Natureza), BE, Chega, JPP (Juntos pelo Povo), Iniciativa Liberal (IL), ADN (Alternativa Democrática Nacional) e Livre.

Assim, o PS, a coligação PSD/CDS-PP/PPM, a CDU, o BE, Chega, PAN, Livre e ADN concorrem por todos os círculos eleitorais nas regionais, incluindo pelo círculo regional de compensação (que reúne os votos que não foram aproveitados para a eleição de parlamentares nos nove círculos de ilha).

Quanto à IL, concorre a oito dos 10 círculos eleitorais, não tendo apresentado listas nos círculos das Flores e do Corvo.

Já o JPP surge com candidaturas por São Miguel, Terceira, Faial, Flores, Santa Maria e pela compensação.

As eleições regionais dos Açores realizam-se em 2024 mais cedo do que o previsto, em 04 de fevereiro, após a dissolução da Assembleia Legislativa Regional pelo Presidente da República, devido ao chumbo do Orçamento para o próximo ano.

O ato eleitoral estava previsto mais para o final do ano (as anteriores eleições foram realizadas em 25 de outubro de 2020), mas a reprovação do Plano e Orçamento, no dia 23 de novembro, alterou o cenário político e Marcelo Rebelo de Sousa, após ouvir os partidos e reunir o Conselho de Estado, decidiu pela dissolução do parlamento regional e pela marcação de eleições antecipadas.

As eleições decorrem cinco semanas antes das legislativas antecipadas anunciadas para 10 de março.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+