Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Operação Influencer

Advogado de Vítor Escária diz que posse de dinheiro "não é nenhum crime"

11 nov, 2023 - 10:32 • Marta Pedreira Mixão

Afonso Salema voltou este sábado ao Campus da Justiça e o ex-chefe de Gabinete de António Costa e Lacerda Machado também deverão ser ouvidos este sábado pelo juiz de instrução criminal.

A+ / A-
Prosseguem este sábado os interrogatórios aos arguidos detidos no âmbito do processo "Influencer", depois de ter começado a ser ouvido na sexta-feira, o CEO da Start Campus, Afonso Salema, volta este sábado ao Campus da Justiça. O ex-chefe de Gabinete de António Costa, Vitor Escária, e Lacerda Machado também deverão ser ouvidos este sábado pelo juiz de instrução criminal.

Trata-se do primeiro interrogatório a Vitor Escária. À porta do tribunal, esta manhã, o advogado Tiago Rodrigues Bastos considerou "normal" o facto de primeiro-ministro "não saber" do valor monetário que Vitor Escária tinha no escritório.

"Não é posse de nenhuma substância ilícita, não é nenhum crime, nem uma infração seja de que tipo for de ter essa quantia ter essa quantia no gabinete, que é o local de trabalho dele", afirmou o advogado, reiterando que "esse dinheiro não tem rigorosamente nada a ver com este processo".

Questionado sobre a origem do dinheiro encontrado, o advogado recusou prestar esclarecimentos em "praça pública", acrescentando: "Direi apenas que era dinheiro da sua atividade profissional".

Esta manhã, à entrada para o tribunal, o advogado do diretor executivo demissionário da Start Campus, Pedro Duro, afirmou que espera que não seja atribuída a medida de coação mais grave, a prisão preventiva a Afonso Salema.

"Se optar pela detenção, depois cabe-nos a nós, durante os interrogatórios e no trabalho que fizermos a seguir, na alegação, tentar demonstrar que isso não é necessário, sendo certo que isso pode estar em cima da mesa em abstrato, mas também é a medida mais gravosa e só se utiliza em último caso. Se o Tribunal entender que a deve utilizar em último caso, nós faremos aquilo que entendemos que devemos fazer em relação a essa matéria", declarou aos jornalistas.

[Notícia atualizada às 10h53]
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    11 nov, 2023 PORTUGAL 12:37
    Pode não ser crime, mas É CONDENÁVEL, Senhores ADVOGADOS. Esse dinheiro foi encontrado ESPALHADO entre livros e outros sítios no Palácio de São Bento. Mas o Senhor BENTO gostava de ver espalhadas ALGUMAS notas no seu CASEBRE e SÓ vê espalhados ALGUNS CÊNTIMOS. Sempre me foi dito pelos ADVOGADOS, já falecidos há decadas, que um ADVOGADO tem a OBRIGAÇÃO de ser EXEMPLAR. Isto não tem nada de exemplo.
  • Maria
    11 nov, 2023 Palmela 12:20
    Isto nao e qualquer coisa" e um assunto grave e feio!

Destaques V+