Tempo
|
A+ / A-

Explosão de barragem “é ato terrorista contra os ucranianos"

11 jun, 2023 - 14:02 • Sandra Afonso , com redação

Comunidade ucraniana manifestou-se este domingo junto à embaixada da Rússia em Lisboa.

A+ / A-
Foto: Sandra Afonso/RR
Foto: Sandra Afonso/RR

Dezenas de ucranianos manifestaram-se este domingo em frente à embaixada da Rússia em Lisboa, para chamar a atenção para os crimes de guerra, em particular a recente destruição da barragem de Nova Kakhovka.

Mykola Shymonyak, vice-presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, que promoveu o protesto, acusa a Rússia de um ato terrorista e avisa que os próximos alvos russos podem ser nucleares.

“É um ato terrorista contra os ucranianos. Vai ter consequências muito graves, pode ser pior do que Chernobyl ou ainda pode acontecer outra catástrofe com os reatores nucleares em Zaporíjia. Esta manifestação serve para demonstrar a Rússia não é um país, é um estado que apoio o terrorismo”, afirma Mykola Shymonyak.

O vice-presidente da Associação de Ucranianos em Portugal alerta que a tática da Rússia é que o mundo comece a esquecer a guerra na Ucrânia, mas “isso não acontece, a coligação continua forte”.

“O mundo já percebeu que se nos deixar de apoiar vai ser como esta barragem. A Ucrânia cai e a Rússia começa a entrar por aí fora”, avisa.

No terreno, as forças ucranianas estão a conduzir operações militares em quatro frentes: uma delas em Bakhmut e outra perto de Zaporíjia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+