Tempo
|
A+ / A-

Depressão Óscar

Recorde nacional. Choveram 497,5 litros por metro quadrado na Madeira

09 jun, 2023 - 20:15 • Redação

Temporal provocou 95 desalojados e dezenas de ocorrências na ilha.

A+ / A-

A ilha da Madeira registou um valor máximo histórico de precipitação a nível nacional, durante a passagem da depressão Óscar pela região, divulgou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O novo recorde é de 497,5 milímetros - o equivalente a 497,5 litros por metro quadrado -, sendo que o anterior máximo era de 346,8 milímetros, registado a 8 de abril de 2008.

Segundo uma nota publicada pelo IPMA, "até ao meio da tarde de dia 6 [terça-feira] foi registada precipitação forte e persistente, por vezes acompanhada de trovoada, visibilidade reduzida e vento forte do quadrante sul (as maiores rajadas foram da ordem de 100 km/h, nas terras altas e 80 km/h nas regiões costeiras), com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas da ilha da Madeira".

A passagem da depressão Óscar provocou 95 desalojados, levou ao encerramento das escolas na terça-feira, de diversos serviços públicos e privados e levou os ao cancelamento de voos, afetando milhares de passageiros.

Foram ainda reportadas mais de 160 ocorrências pelo Serviço Regional de Proteção Civil, sobretudo relacionadas com deslizamentos, quedas de árvores e inundações, que mobilizaram 168 meios e 436 operacionais.

Na terça-feira, durante uma conferência de imprensa, o delegado regional do IPMA, Victor Prior, indicou que o limite do aviso vermelho – 60 mm/6 horas (60 litros por metro quadrado em seis horas) tinha sido “largamente ultrapassado” durante o temporal.

“Foram registados 180 mm no Chão do Areeiro [serra sobranceira ao Funchal] em seis horas, foi três vezes mais”, disse na altura, explicando que nas regiões montanhosas a precipitação atingiu em acumulado de 600 mm em 24 horas, o maior valor desde que há registo.

Quanto ao nível de precipitação que se fará sentir no continente uma fonte do IPMA assegura que “se espera a ocorrência de aguaceiros com mais intensidade nas regiões Norte e Centro, que poderão ser acompanhados de trovoada. Há também possibilidade de aumento da intensidade do vento”.

“Há a possibilidade de emissão de aviso de precipitação, mas amarelo. Não estamos à espera de que ocorram valores nem sequer aproximados daqueles que foram registados na Madeira nas últimas horas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+