Tempo
|
A+ / A-

São Francisco Xavier

Inspeção-geral da Saúde encontra indícios de crime em morte de grávida

09 jun, 2023 - 00:39 • Maria Costa Lopes

Caso da mulher de 34 anos que sofreu paragem cardiorrespiratória, quando foi transferida para o São Francisco Xavier, por falta de vaga no Serviço de Neonatologia, tem novos desenvolvimentos.

A+ / A-

A Inspeção-geral das Atividades em Saúde encontrou indícios de crime no caso da mulher grávida que faleceu depois de ter sido transportada do Hospital Santa Maria para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, em agosto do ano passado.

A notícia foi avançada esta quinta-feira à noite pela TVI, com base no relatório que o Ministério recebeu na passada terça-feira.

De acordo com o relatório a Inspeção-geral da Saúde culpa o Hospital Santa Maria do incidente.

"O Hospital Santa Maria não assegurou a adequada assistência, durante a permanência e posterior transferência para o Hospital São Francisco Xavier, da utente 34 anos, grávida de 30 semanas", pode ler-se no documento partilhado pela estação televisiva.

O caso acabou por ser o detonador para que a ex-ministra da Saúde, Marta Temido, tenha pedido a demissão e saído do Governo.

A perita médica que reconstruiu os factos não encontrou falhas na atuação dos profissionais de Saúde de São Francisco Xavier, que fizeram uma cesariana urgente e conseguiram salvar bebé.

Já a mãe, de nacionalidade indiana, acabou por falecer alguns dias depois depois de sofrer uma paragem cardiorrespiratória.

A mulher, grávida de 31 semanas, deslocou-se ao Santa Maria por sensação de falta de ar, taquicardia e cefaleia, tendo sido internada no bloco de partos.

A equipa médica decidiu transferi-la para o Hospital São Francisco Xavier, por entender ser o mais benéfico para o bebé nascer no local onde poderia ser assistido, o que não seria possível no Santa Maria por falta de vagas de neonatologia.

Quando foi transferida, a grávida "estava estabilizada" e "nada fazia prever" que entrasse em paragem cardíaca, assegurou o hospital na altura.

A grávida foi atendida por uma "equipa obstétrica completa", tendo sido transferida por ausência de vagas de neonatologia no Hospital de Santa Maria, uma situação "recorrente", esclareceu na altura a unidade hospitalar.

Segundo a TVI, que avançou a notícia, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde aponta três erros fatais à equipa médica, que na altura o hospital garantiu que estava completa.

Em primeiro lugar, o diagnóstico foi bem feito, mas o hospital terá falhado ao não ter provocado de imediato o parto; o segundo erro foi ter optado por enviar a grávida de ambulância para um outro hospital; e o terceiro não ter decidido regressar para o Hospital Santa Maria, assim que se percebeu a gravidade do quadro clínico.

"Atenta a factualidade ocorrida logo após 30 segundos do início do transporte e a gravidade do quadro clínico, deveria a equipa ter regressado ao hospital de origem, o que não fez", refere o relatório, citado pela estação televisiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+