Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo

Depressão Óscar. Proteção Civil registou 48 ocorrências até às 8h00

09 jun, 2023 - 09:20 • Lusa

Até às 22h30 desta quinta-feira, a Proteção Civil havia dado conta de quase 300 ocorrências. Madrugada desta sexta-feira foi "mais calma", registando-se inundações e quedas de árvores, sobretudo na região Norte.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as 0h00 e as 8h00 desta sexta-feira, 48 ocorrências relacionadas com o mau tempo, perto de metade nos distritos do Porto e Braga.

Em declarações à agência Lusa, Elísio Pereira, da ANEPC, adiantou que naquele período foram registadas 13 ocorrências no distrito do Porto e sete em Braga.

"O resto foi repartido por vários distritos. Foram sobretudo inundações e quedas de árvores. A noite foi mais calma, tendo o pico das ocorrências sido registado no final da tarde de quinta-feira e início da noite", disse.

A ANEPC tinha registado, até às 22h30 de quinta-feira, 277 ocorrências relacionadas com o mau tempo, essencialmente na zona norte do continente. As ocorrências foram sobretudo quedas de árvores, inundações, limpezas de via e quedas de estruturas, devido a situações de chuva e de vento fortes.

De acordo com a ANEPC, foram registados casos pontuais também na zona de Lisboa e na península de Setúbal.

Na quinta-feira estiveram empenhados nas ocorrências - nenhuma de gravidade ou com registo de danos pessoais - 1.137 operacionais, apoiados por 398 meios terrestres.

Bombeiros Sapadores registam 30 ocorrências em Lisboa desde a noite de quinta-feira

Na cidade de Lisboa, o Regimento de Sapadores Bombeiros contabilizou, durante a noite de quinta-feira para esta sexta-feira, cerca de 30 ocorrências relacionadas com a chuva, sobretudo inundações e quedas de árvores, sem gravidade.

A ANEPC tinha alertado na quarta-feira para situações de chuva, trovoada e vento forte até sexta-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Castelo Branco sob aviso amarelo até às 15h00 devido à previsão de aguaceiros, que podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+