Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dessalinizadora em Albufeira é mais cara mas melhor para o ambiente

07 jun, 2023 - 23:12 • João Mira Godinho

Escolha foi anunciada pelo ministro do Ambiente. Presidente dos autarcas algarvios acredita que o preço da água não vai aumentar para os consumidores e espera ter a obra pronta dentro de três anos.

A+ / A-

A escolha do concelho de Albufeira para a construção da futura central de dessalinização de água do mar no Algarve “é mais dispendiosa do que a outra solução, mas o impacto ambiental é inferior”, disse, esta quarta-feira, António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

O também presidente da Câmara de Olhão explicou à Renascença que a outra localização pensada - Alvor, concelho de Portimão - “era numa zona sensível”.

O anúncio foi feito por Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e Ação Climática, no Parlamento, num debate sobre a água, pedido pelo PSD.

O governante justificou a escolha pelos “estudos realizados pela Águas de Portugal e que serão entegues para a avaliação de impacte ambiental”.

A encarecer os custos estão fatores como o local de “tomada de água e a proximidade com a rede de distribuição”, referiu António Pina, acrescentando que ainda não é possível determinar o custo total da obra.

“Nesta fase temos uma ideia, na ordem dos 50 milhões, mas é preciso acabar o projeto, até porque, nos últimos dois anos, os custos aumentaram significativamente”, continua.

O autarca, contudo, está confiante que a água da dessalinizadora – que será destinada exclusivamente ao consumo humano - não será mais cara para os consumidores: “Não é expectável que exista grande aumento, até porque a construção vai ser financiada a 100%“.

A dessalinizadora está incluída entre as obras a concretizar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Inicialmente estava previsto que tivesse uma capacidade de produção de 8 hectómetros de água por ano mas o projeto foi entretanto alterado e a capacidade aumentada para 24 hectómetros/ano.

Um volume que representa cerca de um terço da água consumida anualmente no Algarve, nas redes de abastecimento dos 16 municípios, revela o presidente da AMAL.

Ainda no Parlamento, Duarte Cordeiro avançou que o Governo quer lançar o concurso para a dessalinizadora até ao final deste ano. António Pina espera que a obra esteja concretizada no espaço de 3 anos, quando termina o PRR.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+